Cultura

“Codinome Madame” ganha versão presencial em SP

Share

Bia Toledo em cena de “Codinome Madame” – Foto: Divulgação

Como estará o Brasil daqui a 20 anos? Esse é o cenário do espetáculo “Codinome Madame”, segundo espetáculo da trilogia “Madame”, da Nossa Companhia, que estreia no dia 16 de maio de forma presencial no Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo. O monólogo é estrelado por Bia Toledo com texto de Tati Bueno e codireção de André Grecco e Tati Bueno.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A peça se passa em um futuro distópico, sem ócio, sem cio, sem ar, em que a arte foi abolida. A personagem busca forças para brotar de onde teve que encerrar-se há 20 anos, um espaço de arte desativado que ainda guarda o cheiro de lembranças muito vivas. Pela primeira vez, Madame recebe o público que assiste o seu depoimento-manifesto revisitando suas histórias que contracenam com a história de seu país.

“Codinome Madame” foca nos desdobramentos emocionais da protagonista e conduz o espectador pelos caminhos tortuosos da memória da personagem. “Quando começamos a trabalhar no texto o país passava por um processo de desvalorização da cultura e identificamos convergências com os períodos do pós-primeira guerra e da ditadura. Começamos a imaginar para onde estávamos caminhando. Não acreditamos que esta seja uma realidade irreversível, mas é um processo que precisamos colocar em discussão”, diz Tati.

Bia Toledo em cena de “Codinome Madame” – Foto: Divulgação

“Vivemos em uma sociedade doente onde todos os valores estão, de alguma maneira, invertidos. A empatia é artigo raro. Esse caos todo foi causado por nós mesmos. Como vamos remediar toda essa desgraça? Não temos uma resposta, só podemos te convidar a refletir sobre como funciona a sociedade e te encorajar a mudar”, completa Bia.

“Codinome Madame” estreou online e fez uma curta temporada neste formato.  A peça foi selecionada para o Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, em que ganhou os prêmios de melhor direção e melhor elenco, Feste – Festival de Pindamonhangaba, e Festac, Festival de Teatro de Cubatão.

Para esta temporada presencial de “Codinome Madame”, a atmosfera deste futuro distópico foi criada no espaço que receberá o público. Desde a entrada, com fitas zebradas como se o espaço estivesse interditado até o clima dos bares speakeasy na sala onde Madame receberá a todos com um copo de vinho. Receberá um universo para o presencial, na temporada virtual, foram usadas mensagens de WhatsApp para contextualizar o público. Agora a proposta traz o público para dentro do espaço da Madame, convida todos a tomar um vinho com ela, onde cada um escolhe seu codinome e pode se torna cúmplice dela.

Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo – Rua Turiassu, 799, Perdizes, São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024