Top

Ator Rhener Freitas fala sobre carreira e planos para o futuro

Foto: Divulgação

Rhener Freitas colhe frutos do sucesso em “Bia”, série argentina do Disney Channel, transmitida originalmente entre 2019 e 2020. Natural do interior de Minas Gerais, o ator se mudou para São Paulo aos 18 anos, em busca de oportunidades na atuação. “Tive que trabalhar em outras áreas para me manter. Sempre fui muito focado, então, a partir do momento em que entendi que não conseguia viver sem arte, que essa é minha missão de vida, tracei os meus planos. Mergulhei nos estudos da interpretação, cursei a Escola de Atores Wolf Maya, onde tive ótimos diretores e, além de fazer novas amizades, pude entender como funcionava essa área em São Paulo. Foi e sempre será desafiador, prazeroso, intenso e mágico. Sempre estive em movimento, estudando, fazendo peças de teatro independentes, tocando em bares com voz e violão, e por muito tempo, trabalhei na John John, como vendedor, para poder bancar meus estudos”, conta.

 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

A virada de chave veio quando Freitas foi selecionado para o casting de “Bia” e teve de se mudar para a Argentina, onde a série era gravada. “Fiz o teste em São Paulo, consegui passar na primeira fase e logo depois me levaram para Buenos Aires por duas semanas. Esse foi o maior desafio da minha vida até então: eu não falava espanhol ainda e foram dias de muita dança, canto e atuação, sendo também a primeira vez que saí do País. Tive noção de onde eu poderia chegar e tudo que eu poderia viver. Então, foquei muito nesse momento, dei tudo de mim e acabou dando certo. Daí em diante foi realmente um antes e depois da minha carreira, porque pude trabalhar todos os dias com o que eu amo de uma maneira profissional”, lembra.

Foto: Divulgação

O convite veio na época em que Freitas era músico na noite paulistana e conheceu seu atual representante, José Sales,  que trouxe a possibilidade de realizar mais testes. “Acredito que ele viu uma luz em mim. Criamos uma relação de muita parceria e amizade. Então surgiu o teste para a série, em um momento em que estava trabalhando muito, ou seja, já estava mais ciente do que era ser ator, e como era a profissão. Entreguei meu melhor e consegui o papel.”

Foto: Divulgação

Da época de Buenos Aires, o ator guarda as melhores lembranças possíveis, assim como o aprendizado de um novo idioma. “Buenos Aires é uma cidade que eu amo muito. Desde o começo me apaixonei pela vibe artística da cidade. Tinha de três a quatro horas de aula de espanhol por dia. O bacana é que eu ia aprendendo a língua e estudando a personagem, já com o roteiro. Além disso, fiz amigos de vários países, e isso me enriqueceu muito culturalmente. Éramos todos jovens realizando o mesmo sonho: trabalhar com o que amamos. Foi muito prazeroso, realmente uma experiência que guardarei para sempre”, conta.

Foto: Divulgação

Apesar dos desafios, como o distanciamento da família e amigos por conta do trabalho, além da mudança de país, Freitas acredita que o processo lhe garantiu novas oportunidades.

“Aprendi a ser independente e que tudo depende apenas da minha força de vontade. Acredito na força dos meus pensamentos e sei que muitos projetos estão por vir. Sou músico e pretendo lançar minhas músicas. Sinto falta dos palcos e acho que é o momento de compartilhá-las com o mundo.”

Foto: Divulgação

Para o futuro, o mineiro deseja ingressar na carreira cinematográfica. “Atualmente, minha grande paixão são os filmes, passo horas da semana assistindo aos clássicos, estudando e me inspirando em grandes atuações. Isso me despertou um grande desejo de poder fazer parte desse mundo, contar boas histórias e dar vida a novos personagens. O cinema desperta em mim infinitas sensações, me salva. Espero que as pessoas sintam o mesmo quando expresso a arte que habita em mim. Sei que tenho muito a aprender, o aprendizado é infinito e o caminho é a luz, o agora”, finaliza.

Mais de Cultura