Top

SescTV exibe programação especial Caymmi, neste mês

Dorival Caymmi – Foto: Divulgação

O SescTV terá programação especial Caymmi em reverência à música brasileira. Serão exibidos o documentário “Dê Lembranças a Todos”, dirigido pelos irmãos Fábio Di Fiori e Thiago Di Fiori; o “Musical Família Caymmi”, os programas “Passagem de Som” e “Instrumental Sesc Brasil”, com Dori Caymmi, e dois “Compactos” – depoimentos curtos, em que Danilo e Alice Caymmi relembram momentos de suas carreiras, e as influências que definiram suas obras. A apresentação será no formato de interprograma, entre os intervalos da programação, em vídeos de até quatro minutos, que também estão disponíveis nocCanal do YouTube do SescTV. Todas as obras da programação especial Caymmi passam a integrar a grade do SescTV a partir de maio e também estarão disponíveis son demand no site do canal.  

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A série começa na noite desta sexta-feira (06.05), às 23 h, com o documentário “Dê Lembranças a Todos”, em que entes queridos e profissionais, que conviveram com Dorival Caymmi, relembram sua vida e a construção da sua trajetória como um ícone da cultura brasileira. Em 94 anos de vida, Dorival cantou, compôs, escreveu e pensou a Bahia, mesmo quando longe dela. Com Jorge Amado, ele é considerado um dos responsáveis pelo imaginário baiano. 

No “Musical Família Caymmi”, com participação dos três filhos de Dorival e sua mulher, Stella Maris, Danilo Caymmi comenta como começou a se unir musicalmente com Dori quando tinha 12 ou 13 anos: aprendeu a tocar flauta com Levi Siqueira e passou a tocar com o irmão. “Cada um descobriu seu instrumento e papai também recebia João Gilberto, o Trio Irakitan, Tom Jobim e a gente tinha acesso a esses músicos”, conta Dori, no programa que vai ao ar a partir do dia 07.05, às 10 h.

O musical traz belos duetos: Dori e Nana interpretando “Dora” e “Só Louco”, e Danilo e Nana cantando “Vamos Falar de Teresa”. Os três irmãos emocionados entoam a “Marcha dos Pescadores”. 

Já em “Passagem de Som”, no dia 08.05, às 21 h, com direção de Carlos Zen, é apresentado o compositor e cantor Dori Caymmi, filho do meio que revela alguns traços de sua influência artística e referências herdadas por sua tradição familiar. Ele comenta sobre seu gosto musical e temas relativos ao mar, em clara influência do universo sonoro e rítmico de seu pai. 

O episódio mostra fotos de família e Dori relata que uma fonte de inspiração para suas composições é a natureza brasileira – “gosto de fazer músicas para coisas bonitas” – revela. Também a literatura aliada à vitalidade da natureza, explica o músico, constituem a força motora para suas criações.

Para Dori, mesmo morando nos Estados Unidos, o Brasil continua sendo sua inspiração; contudo, ele destaca ter influências jazzísticas, como Miles Davis e John Coltrane. Enfatiza, ainda, a qualidade e versatilidade do violão brasileiro, com nomes de grandes compositores como Baden Powell e João Gilberto.

Outra participação na obra é a do saxofonista e flautista Teco Cardoso, que conta a sua grande admiração pela família Caymmi. Os ensaios para o show instrumental foram gravados e estes bastidores serão apresentados na série.

Na sequência do “Passagem de Som”, o “Instrumental Sesc Brasil”, também com Dori Caymmi, direção de Max Alvim e Carlos Zen, exibe o show, gravado no Sesc Consolação, em 4 de fevereiro de 2013,  com interpretações de composições conhecidas como as versões instrumentais para “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Você já foi à Bahia”, de Dorival Caymmi, além de músicas próprias e em parceria com Paulo César Pinheiro. 

Dori Caymmi já fez arranjos para Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Ganhou dois prêmios Grammy Latinos: em 2002, pela canção “Saudade de Amor”, com letra de Paulo César Pinheiro; em 2004, pelo CD “Para Caymmi – 90 anos”, com os irmãos Nana e Danilo. 

Por fim, os vídeos do programa “Compacto”, que tem dois episódios com cerca de quatro minutos, um com Alice Caymmi e outro com Danilo Caymmi, traz músicos e compositores brasileiros para contar histórias de suas carreiras. 

A cantora e compositora Alice, neta de Dorival Caymmi e filha de Danilo Caymmi, comenta suas principais referências sonoras, uma mistura de pop, rock e música brasileira. No episódio do arranjador, cantor, compositor e flautista Danilo Caymmi, ele relembra sua trajetória e parceria com Tom Jobim. 

Mais de Cultura