Top

Zezé Motta canta Caetano Veloso em shows em SP neste fim de semana

Zezé Motta – Divulgação

Não existe falar da Música Popular Brasileira sem nos depararmos com um dos maiores gênios da história: Caetano Veloso. Com uma discografia que reúne mais de 60 discos e centenas de composições que embalam diferentes gerações, sendo considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século 20, o artista retorna em 2022 ao repertório de uma das maiores cantrizes do Brasil no show “Coração Vagabundo – Zezé canta Caetano”, originalmente estreado em setembro do ano de 1990 por Zezé Motta. No próximo sábado (07.05), às 21h30, e domingo (08.05), às 18h30, Zezé apresenta seu show no palco do Sesc Pompeia em São Paulo. A artista será acompanhada pelo maestro Ricardo Mac Cord.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com uma carreira de mais de 50 anos na televisão, no cinema e na música, Zezé já gravou discos e estreou shows homenageando seus compositores favoritos. Sua história com o músico baiano, dono de uma obra farta e repleta de boas composições, aconteceu em 1978 quando a artista lançou o LP “Zezé Motta” (Warner), onde compositores do porte de Rita Lee, Luiz Melodia e Moraes Moreira entregavam canções inéditas para ela levar aos estúdios. Foi ali a estreia da cantriz no mercado fonográfico e lá estava Caetano, que entregou “Pecado Original” para Zezé gravar. No ano seguinte (1979) lá estava Zezé interpretando “Pecado Original” no programa “Mulher 80”, na TV Globo, que reuniu grandes estrelas da música brasileira. A gravação da obra por Zezé nunca mais foi a mesma depois de sua interpretação. Anos mais tardeela grava “Miragem de Carnaval” a convite do próprio Caetano para o filme “Tieta”, de Cacá Diegues, onde também atuou como atriz. Em 2015 uma grande surpresa: Caetano diz a Nelson Motta que foi Zezé que o inspirou no clássico “Tigresa”, de 1977. Até então se dizia que Sônia Braga tinha sido a fonte inspiradora dos versos . A artista ficou naturalmente lisonjeada com a revelação deste velho segredo da MPB. “Foi um presente lindo no início de 2015 saber que fui a musa inspiradora de ‘Tigresa’. Na época, quando essa inspiração era boato, eu ficava tímida sobre o assunto”, diz.

O show “Coração Vagundo – Zezé canta Caetano” é um alento àqueles que consomem MPB, às obras de Caetano, e ao poderoso timbre contralto de uma artista que é ícone negro da cultura brasileira. Zezé faz uma releitura de seu próprio show lançado nos anos 1990 mas com uma roupagem voz e piano, criando um cenário intimista e ao mesmo tempo caloroso. “Luz do Sol”, “O Ciúme”, “Odara”, “Esse Cara”, “Sampa” e “Tigresa” fazem parte do repertório.

Mais de Cultura