Cultura

Paulo Santos lança “Chama” no Sesc Avenida Paulista

Share

Paulo Santos – Foto: Eugenio Savio

O multi-instrumentista mineiro Paulo Santos realiza, no Sesc Avenida Paulista, dias 21 e 22 de maio, sábado e domingo, 20h30 e 17h30 respectivamente, shows de lançamento do seu mais recente álbum, “Chama”, de temática ambiental e referências ao alarmante ritmo de destruição dos biomas brasileiros, em especial a floresta amazônica.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Produzido entre 2020 e 2021, a obra lançada pelo Selo Sesc é composta por nove faixas, disponíveis nas principais plataformas de streaming e gratuitamente no Sesc Digital. Santos coleciona parcerias com grandes nomes da música mundial, como Milton Nascimento, Paul Simon e Philip Glass e, por 37 anos, fez parte do extinto grupo Uakti, dedicado à música instrumental e experimental. Nos shows, ele sobe ao palco acompanhado dos músicos Josefina Cerqueira e Mauricio Takara, formando o Paulo Santos “Chama” Trio.

Ao acompanhar pela imprensa as notícias a respeito do sucateamento dos órgãos de defesa da floresta, da falta de proteção aos povos originários, do envenenamento dos rios e da devastação dos biomas brasileiros foi que o músico veterano concebeu a ideia do disco. Essas notícias, tão presentes durante o período de pandemia, em um contexto de necessário isolamento social, conduziram a uma profunda indignação com todo esse estado de coisas: “O trabalho tem esse sentido de falar do meio ambiente, da Amazônia, do Pantanal, pois para mim o Brasil é o ‘berço do ar’, que é também nome de uma das faixas do álbum. E ver tudo isso ser destruído me deu certa angústia”, comenta Santos.

A criação e a gravação solitárias, iniciadas em casa, são também sinais dos tempos atuais. No álbum, o artista toca todos os instrumentos, que vão da tabla indiana ao uso de samplers e texturas digitais que se destacam pela amplitude das variações timbrísticas, em um vivo diálogo entre o acústico e o eletrônico. A proximidade com a música eletrônica, aliás, presente em diversas composições, dispensa a repetição exaustiva para fluir de maneira orgânica, expressando-se enquanto trilha sonora que tem como motivo a própria vida: “Estamos assistindo, passivos e impotentes, a destruição do nosso ecossistema. E é este o tema deste disco.  É sobre algo que está em processo.  Não sobre o passado. E sim, o nosso presente”, explica.

Benjamin Taubkin, músico e compositor brasileiro, discorre sobre o álbum de Santos e o manifesto que a arte pode e deve fazer para alertar a sociedade quando o nosso maior patrimônio está em risco, a floresta, a vida: “Foi com encantamento que escutei este novo projeto do Paulinho Santos. E não são poucas as razões. Claro, primeiro pela simples escuta. Cada peça se apresenta como uma entidade em si mesma. Sem necessidade de outra referência que não o próprio som. E as imagens que vão atravessando a mente enquanto escuto. A primeira transição em ‘Chama’… e o rio aparece. Como o próprio Paulo menciona em seu texto, estamos assistindo passivos e impotentes a destruição do nosso ecossistema. E é este o tema deste disco. É sobre algo que está em processo. Não sobre o passado. E sim, o nosso presente. O que gera uma estranha urgência. Não deixa de ser uma trilha sonora, das tantas que Paulinho fez ao longo de sua trajetória. Mas o tema é a própria vida. O filme está passando na nossa cara”.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024