Top

Brasileiro Tiago Barbosa estrela no musical “Kinky Boots”, na Espanha

Tiago Barbosa estrela em “Kinky Boots” – Foto: Adasat Barroso

O sonho de trabalhar viajando talvez não tenha vindo da forma como esperava, mas Tiago Barbosa definitivamente teve mais oportunidade de conhecer o mundo como ator. Atualmente morando na Espanha, o carioca protagoniza o musical “Kinky Boots”, calçando as botas vermelhas de Lola. Em entrevista ao RG, ele contou sobre como tem sido a experiência e sua trajetória até aqui.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Demorou muito tempo até que eu pudesse ver a música como fonte do meu sustento. O teatro veio depois, eu já era jovem quando despertou em mim a vontade de atuar e de estar em cima dos palcos”, conta ele, que também lembra do grupo de teatro da ONG Nós do Morro, no Morro do Vidigal, onde tudo começou.

Unindo as duas paixões, a música e a dramaturgia, seu primeiro trabalho com teatro musical já lhe rendeu um protagonista logo de cara. Barbosa estava no reality “Ídolos”, em 2012, quando surgiu a possibilidade para fazer o teste e interpretar Simba na montagem brasileira de “O Rei Leão”. “‘O Rei Leão’ trouxe não só uma grande oportunidade para mim, mas para todos os meus. Pude proporcionar uma primeira vez em um teatro, para meus pais e para muitos de minha comunidade.”

A peça fez com que ele se mudasse do Rio de Janeiro para São Paulo e, anos depois, o mesmo trabalho o levou à Europa, onde mora desde 2016. Nesse meio tempo, o ator também brilhou no elenco de outros musicais como “Cinderella – O Musical da Broadway” e “Mudança de Hábito”, no qual interpretou um dos personagens que mais marcaram sua carreira, o capanga TJ.

Tiago Barbosa como Lola – Foto: Ángel Fernández

O trabalho com “O Rei Leão” durou quase cinco anos, e rendeu diversos reconhecimentos a Barbosa, incluindo o Troféu Raça Negra, que recebeu por sua contribuição com a arte, e o Prêmio Bibi Ferreira, no qual ganhou como Melhor Ator Revelação. Este último, o ator dedicou ao pai, que estava na plateia “por todo o esforço em nos educar”, diz.

Depois de todo esse tempo como Simba, o artista sentiu que precisava de um novo desafio, por isso não pensou duas vezes quando teve a oportunidade de dar vida a Lola. “Sabia quão importante era que os produtores e o público de teatro aqui na Espanha me conhecessem além, e isso eu só conseguiria se deixasse o Simba para trás”, explica ele.

Para interpretar Lola e Simon no novo musical, Barbosa precisou mergulhar no mundo drag e trans para conseguir realizar bem o seu papel. “Queria dar visibilidade a essas mulheres da forma mais pura e natural possível, queria que ela fosse engraçada porque a vida já lhe fez sofrer muito e ela decidiu viver digna e tirar sarro da vida, pois a vida já não tira mais sarro dela”, conta ele sobre o que queria passar com sua personagem.

Tiago Barbosa – Foto: Adasat Barroso

Agora, o ator aproveita o momento que está vivendo e as oportunidades que está tendo na Espanha, mas não descarta a possibilidade de voltar ao Brasil para algum projeto futuro, tudo depende da proposta. Conheça mais sobre Tiago Barbosa e leia a entrevista completa a seguir:

RG – Quando pequeno, o seu sonho já era trabalhar com música ou com teatro? Como foi o processo de se descobrir no teatro musicado?

Tiago Barbosa – Meu sonho desde pequeno era trabalhar viajando hahaha, olha só! Eu amava a música mas quando criança fui ensinado a ver a música como terapia ou hobby e que deveria ter um “trabalho.” Demorou muito tempo até que eu pudesse ver a música como fonte do meu sustento.

O teatro veio depois, eu já era jovem quando despertou em mim a vontade de atuar e de estar em cima dos palcos. Tudo começou de verdade com o grupo de teatro da ONG Nós do Morro, do Morro do Vidigal, onde fiz diversos trabalhos e até hoje, quando estou no Brasil, gosto de me conectar.

RG – Seu primeiro trabalho em musicais foi com “O Rei Leão”, certo? O que essa experiência mudou em sua vida?

Tiago Barbosa – “O Rei Leão” para mim foi o ponto de partida, um ponto de partida muito arriscado.  Era começar desde muito alto e eu tinha muito medo da queda, tinha medo das críticas e por isso fui estudar. Porque não queria que as pessoas pensassem que eu estava ocupando aquele lugar por uma história de vida triste ou por ter participado de um reality show musical (Ídolos 2012), e sim porque havia trabalhado muito para conquistar.

“O Rei Leão” trouxe não só uma grande oportunidade para mim, mas para todos os meus. Me deu a oportunidade de levar cultura para minha família, de proporcionar uma primeira vez em um teatro, para meus pais e para muitos de minha comunidade. Todos evoluímos um pouco. A produção me ajudou a me ver como sou e me ensinou muitas coisas, além da oportunidade de trilhar uma carreira internacional. “O Rei Leão” esteve comigo o tempo todo e estará sempre.

RG – Dos outros espetáculos que participou, quais foram os personagens que mais marcaram sua carreira?

Tiago Barbosa – Acredito que o divertido capanga TJ, de “Mudança de Hábito”, foi um personagem que me agregou muito e precisava ter vivido essa experiência. Como eu comentei antes, eu estava começando com um protagonista de muito peso e quando TJ chegou para mim, eu confesso que estranhei, tive que manter meus pés no chão. Antes eu estava em todas as revistas, em todos os semáforos da cidade, por dois anos, e chegava o momento de viver outra aventura, que se não fosse com ajuda de um psicólogo, eu não teria me divertido tanto como me diverti. Foi complicada essa mudança no ‘chip na cabeça’, por conta do primeiro musical, mas eu estava acompanhado de três grandes atores (César Mello, Beto Sargentelli e Max Grácio), e seguia em uma companhia 5 estrelas. Quando a paz entrou no meu coração, eu desfrutei tanto desse personagem, me divertia tanto, dava tantas risadas, que ele conquistou um lugar especial na minha carreira.

RG – Ao longo de sua trajetória no teatro musical, também foi indicado e ganhou alguns prêmios por seus trabalhos, quais foram e o que eles significaram para você?

Tiago Barbosa – Outra alegria que ‘O Rei Leão’ me trouxe… O Troféu Raça Negra, que recebi pela minha contribuição à Arte, foi para mim um prêmio muito especial, porque ele representava toda a minha luta em levar para a minha comunidade a mensagem de que ‘Sonhos jamais envelhecem. Que vale a pena lutar’. Já o Prêmio Bibi Ferreira, onde fui eleito Melhor Ator Revelação, eu dediquei ao meu pai, que estava na plateia. Por todo seu esforço em nunca nos deixar faltar nada, por nos colocar para estudar numa escola de música, por nos levar todos os dias a pé, por uma hora caminhando, e voltar, porque ele não deixou que as drogas nos seduzissem quando adolescente, por todo seu grande esforço em nos educar, por tudo que me ajudou a chegar em cada um desses lugares.

RG – Como foi o período de pandemia para você? O que mudou em sua vida nesse momento tão difícil para a cultura, principalmente para o teatro?

Tiago Barbosa – Aqui na Espanha recebemos auxílio do governo em todo o processo! Não era muito, mas ajudava a atravessar essa fase de total escassez de trabalho na área da Cultura. Mas para ser muito sincero, embora ciente de toda dificuldade, toda dor, toda luta vivida e sentida no mundo, eu posso dizer que passei por todo esse período muito feliz. Quase não cantava em casa, fiz um jardim na minha varanda e busquei o equilíbrio necessário. O mistério do tempo: Plantar, regar e ter paciência para ver os frutos! Entendi muita coisa. Entendi que não vale apenas ter um bom solo se não tiver adubo! Não cresce a semente se você rega demais… Enfim, é preciso que tudo seja feito com equilíbrio, paciência e amor, e isso agora eu levo para a vida.

RG – Atualmente você dá vida a Lola em “Kinky Boots”, como aconteceu a decisão de partir para este novo projeto?

Tiago Barbosa – Já ia fazer cinco anos que estava trabalhando em “O Rei Leão”, mas eu precisava mudar, eu sentia fome de mudança, de me ver em outro papel, sede de viver algo novo, um personagem novo, um novo texto, me arriscar mais, e mais que isso, sabia quão importante era que os produtores e o público de teatro aqui na Espanha me conhecessem além, e isso eu só conseguiria se deixasse o Simba para trás. Quando essa oportunidade bateu na minha porta eu prontamente disse sim, sem pensar duas vezes. Quando a hora chega, ela chega.

RG – Quais referências buscou a fim de se preparar para interpretar Lola/Simon? E quais suas expectativas em relação à personagem e à peça?

Tiago Barbosa – Iniciei um processo de investigação no universo Drag e fui parar na vida de uma mulher trans… Li e reli o texto milhares de vezes, vi muitos documentários de mulheres trans passando por seu processo de mudança… Suas dores, luta e marca, e queria levar esse poder para a minha Lola, queria dar visibilidade a essas mulheres da forma mais pura e natural possível. Que ela fosse feminina, com valores, engraçada, e não por ser engraçada, mas sim porque a vida já lhe fez sofrer muito e ela decidiu viver digna e tirar sarro da vida, pois a vida já não tira mais sarro dela. Dividi essa lola em quatro camadas e trouxe um Simon vulnerável. Creio que essa foi a chave para o sucesso dessa personagem. Lola é um bombom envenenado. Tem que ter muito cuidado…

RG – Sobre o futuro, quais seus próximos planos? Existe a possibilidade de voltar ao Brasil?

Tiago Barbosa – Tenho projetos aqui na Espanha, nada que eu possa divulgar ainda, infelizmente, mas como sempre faço, tento viver o aqui e o agora. Adoraria também fazer um projeto no Brasil, mas tudo depende da proposta!! Creio que depois de seis anos sem pisar nos palcos do Brasil como ator, apenas voltando para realizar meus shows, seria legal uma temporada de musical. Não descarto possibilidades…

Mais de Cultura