Cultura

Maikão libera tokens para público criar álbum com ele

Share

Maikão – Foto: Nadja Kouchi

Os investimentos em fundos musicais têm apresentado novas possibilidades de receita para cantores e compositores brasileiros. No modelo que ainda é novidade no País, os artistas cedem parte dos recebíveis de royalties de uma obra para que token holders ganhem sempre que a música for executada em streamings ou em apresentações públicas. Ao negociar, o artista recebe uma quantia pela cessão.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Baseada nesse novo formato, a TuneTraders, primeira empresa do mundo a lastrear os royalties aos tokens – inclusive NFTs -, que possibilita o financiamento de obras musicais através da venda das participações nos projetos cadastrados em sua plataforma, por meio de um modelo inovador e único de validação e distribuição de direitos, fechou uma parceria com o cantor, compositor, baterista, percussionista, ativista e pesquisador das manifestações musicais afro-brasileiras, Maikão.

Entre os dias 9 de maio e 22 de junho, fãs do artista e demais interessados terão a oportunidade de comprar um ou mais dos 500 tokens, no valor de R$ 50 cada, e serem coprodutores do primeiro álbum de Maikão, denominado “Salve, Gente Forte!”. A partir das vendas dessas cotas – disponíveis na plataforma da TuneTraders -, o artista vai receber o dinheiro para produzir, gravar e promover as 11 músicas do seu álbum. Os compradores vão receber um número de royalty para cada cota e, durante os próximos três anos, ganharão 70% das receitas de streamings de todas as canções do álbum.

O artista, novo nome da cena musical brasileira que carrega a proposta de provocar reflexão e, claro, entreter ao público, destaca a importância desse processo de “tokenização” de sua obra.

“Diante da imensidão das possibilidades do mercado da música que interage com o universo blockchain eu espero que a ‘tokenização’ das minhas músicas cause um envolvimento importante e mais íntimo com o meu público que acredita na arte que desenvolvo gerando reconhecimento, valorização e distribuição da minha música nessa moderna condição de atuar no universo real e virtual”, destaca.

Além de receber 70% das receitas dos royalties de cada “play” em cada uma das 11 músicas após o lançamento do álbum “Salve, Gente Forte!”, os compradores das cotas terão acesso exclusivo ao processo criativo da obra, podendo participar das audições das músicas antes de serem gravadas. Outro benefício aos detentores dos tokens é que eles poderão assistir, de forma gratuita, a um show do artista que será realizado em São Paulo, com data e local ainda a serem definidos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024