Top

MAM SP apresenta filme sobre Waldemar Cordeiro

Waldemar Cordeiro – Foto: Divulgação

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo apresenta neste sábado (30.04), às 16h, o documentário “Fantasia Exata – Waldemar Cordeiro”. O filme-conceito foi idealizado por Gregoire Cordeiro e tem roteiro, direção e produção de Analívia Cordeiro, filha de Waldemar Cordeiro (Roma, Itália 1925 – São Paulo, São Paulo, 1973). O artista tem 15 obras expostas em “Ruptura e o grupo: abstração e arte concreta, 70 anos”, em cartaz  no MAM São Paulo. As inscrições para esta atividade gratuita devem ser feitas no site do museu.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Waldemar Cordeiro foi mais do que um artista. Foi crítico de artes, fomentador cultural, paisagista e urbanista. Entrou para a história da arte brasileira e mundial pela sua contribuição marcante. Cordeiro foi acima de tudo um humanista”. Essa afirmação marca o desfecho do documentário, que tem também a consultoria do fotógrafo Bob Wolfenson.

“A exibição faz parte da programação da mostra em cartaz no MAM e resgata a história de Cordeiro, que liderou o grupo ruptura e é um artista e teórico fundamental no cenário da arte concreta no Brasil”, afirma Cauê Alves, curador do museu.

Para além da contextualização dos feitos do artista, o documentário exemplifica as suas teorias, posicionando-o na história da arte e ilustrando como sua vida pessoal e crenças pautaram a própria pesquisa e prática artística.

A obra audiovisual apresenta uma narrativa cronológica e traz depoimentos de diversos pesquisadores e testemunhas, dentre eles dos historiadores Maria Luiza Tucci Carneiro, Heloisa Espada, Margit Rosen, Fernando Cocchiarale, Adele Nelson e Rachel Price, bem como do neurologista André Macedo, do arquiteto Givaldo Medeiros, do artista e amigo Augusto de Campos e do irmão de Waldemar Cordeiro, o urbanista Luiz Alberto Cordeiro.

MAM – Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3).

Mais de Cultura