Top

Atriz Micheli Machado indica 4 livros imperdíveis para ter na cabeceira

Micheli Machado – Foto: Divulgação

No ar na novela ”Quanto Mais Vida, Melhor!’’, interpretando a personagem Jandira, Micheli Machado transita entre a comédia e o drama, pois apesar de fazer parte de um núcleo cômico, a personagem também tem seu passado cheio de dramas e abusos. Para lidar com a intensidade da personagem e gravações, a atriz não abre mão de seus livros favoritos e de um momento de leitura.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

”Ler seja qual for o tema, te transporta para mundos distintos que, às vezes, até me traz um alívio da rotina pesada de gravações, maternidade e estudos. Eu estou dividindo aqui um pouco do que li nos últimos tempos. Tem obra que não dá para ler sem se entregar, então entenda seu momento, mas vale a leitura de cada uma dessas publicações em algum momento da sua vida”, conta Micheli, que além de estar no ar na novela global das 19h estreia, em breve, nos cinemas, como protagonista do longa “Quatro Amigas Numa Fria”, dirigido por Roberto Santucci

“Torto Arado” – Itamar Vieira Junior

O best-seller nacional “Torto Arado” é o primeiro que a atriz lembra quando fala a respeito de indicação literária. Lançado em 2019, a obra foi escrita por Itamar Vieira Junior e conta a história de duas irmãs que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. ”Esta é uma leitura mais densa, mas muito necessária e conquistou um pedacinho do meu coração. Itamar é impecável e um autor que admiro muito”, revela a atriz.

“A Filha Perdida” – Elena Ferrante

Recentemente adaptado para filme pela plataforma de streaming da Netflix, o livro faz parte da tetralogia da autora italiana Elena Ferrante e aborda a relação de mãe e filha, versando desde as dificuldades até as felicidades de viver a maternidade. Mas não se engane, com a frase “As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender”, a autora logo no início já demonstra ao leitor que a experiência literária será repleta de verdades difíceis de lidar.

“Para mim, que sou mãe, essa leitura foi bastante intensa e me fez pensar muito a respeito de várias questões que envolvem a maternidade. As pessoas sempre tendem a romantizar o “ser mãe”, mas tem bastante perrengue também (risos)”, conta Micheli. 

“Venha Ver o Pôr do Sol” – Lygia Fagundes Telles

A obra reúne uma série de contos mágicos e dramáticos, incluindo um que é homônimo ao título da obra. De autoria da brasileira Lygia Fagundes Telles, que veio a falecer recentemente, deixando um enorme acervo de obras sensíveis e maravilhosas. “Lygia Fagundes Telles sempre será uma musa, ela deixou para traz uma imensidão de obras maravilhosas, selecionei essa porque reúne alguns contos que gosto muito e sinto que vale a pena recomendar, mas num geral, indico a grande maioria das obras dessa autora”, afirma a atriz.

“A Autobiografia da Minha Mãe” – Jamaica Kincaid

Escrito por uma das mais brilhantes autoras contemporâneas, o romance conta a história da personagem Xuela Claudette Richardson, filha de mãe caribenha e pai meio escocês, meio africano, que vive na ilha de Dominica. Lidando com o fato de que sua mãe morreu no parto, a personagem busca encontrar o seu lugar no mundo. “É um livro bastante sensível e emocionante, eu desmontei várias vezes, mas também foi muito importante para me ajudar em momentos difíceis. Me deixou muito reflexiva”, conta.

Mais de Cultura