Cultura

Festival Presença celebra a diversidade, a equidade e a inclusão com arte

Share

Festival Presença – Foto: divulgação

Segundo o dicionário, o conceito de cultura é o “conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”. No Presença Festival, esse significado ganha um novo simbolismo e se torna uma grande celebração à diversidade, equidade e inclusão. O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio, conta com artistas de grupos minorizados na cultura e na arte.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, coordenador das áreas de comunicação e relações institucionais da Araucária Agência Cultural, o Presença Festival tem a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz. Com suas vivências, eles imprimem suas identidades no evento que tem como principal característica ser um projeto multisegmentos que chega para contribuir por uma cultura mais diversa e por uma arte mais inclusiva.

“Desde os shows musicais, até às oficinas e bate-papos, o tema da diversidade permeia todo o festival, que surgiu de uma inquietação pessoal em sentir que precisava contribuir de alguma forma para o fim do preconceito contra quem é LGBTQIA+. Percebi que precisava fazer a minha parte por uma sociedade menos preconceituosa e mais respeitosa. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente. Eu encontrei na arte e na cultura o meu lugar de contribuição”, explica José.

Line-up do festival – Foto: divulgação

A atriz Dandara Mariana, uma das curadoras do projeto, explica como será sua participação: “Vamos trazer para o Presença Festival uma quantidade enorme de artistas pretos e de artistas mulheres, que são comprometidos e comprometidas contra o racismo e contra o machismo. É importante para sociedade realizarmos um festival como esse, conscientizador”, esclarece a artista.

O comunicador e influenciador Caio Braz faz coro com Menna e Dandara sobre a importância de uma curadoria que dê visibilidade aos grupos minorizados: “Eu sou um homem gay nordestino, sei bem as camadas que o preconceito pode adentrar e machucar. Estamos em pleno 2022 e ainda vemos casos graves de violência contra pessoas LGBTQIA+, contra pessoas pretas, contra mulheres. O Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. As pessoas ainda morrem por serem quem são. Precisamos de mais caminhos conscientizadores na sociedade, para que essas coisas não aconteçam mais, e a cultura é um dos principais deles”, sinaliza Caio.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024