Cultura

Anita Schwartz Galeria recebe individual de Andreas Albrectsen

Share

Obras de Andreas Albrectsen – Foto: Divulgação

A Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura, nesta quarta-feira (20.04), às 16h, a exposição “Superbloom”, primeira individual de Andreas Albrectsen na galeria. Na mostra, o artista apresenta três desenhos inéditos de grande formato produzidos no Brasil ao longo de três meses de residência artística. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A pesquisa promove reflexões sobre a representação da natureza digitalizada, assim como, de objetos referentes a ícones dos ambientes informáticos: imagens de um solitário cursor, “folders” e documentos. Em seus desenhos, Albrectsen combina elementos históricos de construção de naturezas mortas com dados contemporâneos, presentes nos aparelhos digitais, propondo assim uma forma de repensar e questionar as discrepâncias entre o mundo real e o hiper-real.

O título da exposição refere-se a uma situação supostamente impossível: uma rara e imprevista estação de chuvas que permitiu ao solo árido do deserto na California florescer de forma abundante. A abordagem conceitual dos desenhos de Andreas destaca a cultura visual, ao colocar em contraste as imagens digitais das paisagens do deserto, capturadas da tela de um “desktop”, e compreendidas pelo artista como naturezas mortas, em oposição a exuberância do fenômeno do “Superbloom”, que nos provoca uma sensação próxima da miragem.

Obra de Andreas Albrectsen – Foto: Divulgação

As obras, ao serem montadas em paredes opostas da galeria, tensionam a arquitetura do cubo branco como uma metáfora do deserto; a imensidão do espaço faz com que os grandes desenhos pareçam menores que sua dimensão real. Por meio da história da filosofia e literatura, não menos que na retórica pós-moderna, a paisagem do deserto foi objeto de metáforas de distopia, pois é árido, selvagem, e ao mesmo tempo, lugar biblicamente sagrado, nascimento da humanidade, metáfora de solidão e desamparo.

Albrectsen evidencia em seus trabalhos um universo existencial das imagens encontradas em domínio público e no imaginário coletivo. Os desenhos não se entregam facilmente ao olhar, pois não apresentam e transmitem a mesma coisa – aparência e conteúdo nunca estão alinhados de forma óbvia. Sempre há algo a interpretar. Podemos dizer que a rara exposição de Albrectsen aborda a urgência de resiliência, de esperança e de intervenção mágica em nosso mundo pós moderno.

Superbloom”-   Andreas Albrectsen
Texto curatorial: Aukje Lepoutre Ravn.
Abertura: 20 de abril, 16h.
Visitação: 20 de abril a 04 de junho.
Segunda a sexta, 10h às 19h.
Sábados, 12h às 18h.
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024