Top

Anita Schwartz Galeria recebe individual de Cristina Salgado

Obra de Cristina Salgado – Foto: Wilton Montenegro

Anita Schwartz Galeria de Arte abre, no próximo dia 20 de abril, às 16h, a exposição “Mulher ao Olhar”, primeira individual de Cristina Salgado na galeria. A exposição, com desenhos, esculturas e uma pintura, constrói diálogos entre obras produzidas entre 1998 a 2022, em sua maioria inéditas.

Na obra de Cristina três elementos constantes se entrelaçam na mesma questão – nu, imagem e corpo. Explora a imagem efetivada em corporeidade escultórica, o corpo é via de pensamento, de questionamento de tradições artísticas, mas sobretudo, de elaboração de uma linguagem singular.

O título “Mulher ao Olhar” diz respeito à condição de se colocar às vistas, de se expor em diferentes tempos e ângulos, de colocar à mostra (e à prova) a exatidão e a coerência de linguagem e de sentidos pelas décadas transcorridas de obras expostas lado a lado. Mas, “Mulher ao Olhar” também é o fragmento de uma frase incompleta: a mulher que se detém a olhar algo, como em relance – olha o quê? -; ou ainda, alguém que se parece mulher – ao olhar – olhar de quem?

O título nos convida para desdobramentos de questões, assim como a artista deseja que seus trabalhos, ao olhar do observador, possam desdobrar e devolver sentidos instáveis, permitindo que quem olha seja também olhado de volta.

Anita Schwartz Galeria de Arte – Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro. Grátis.

Mais de Cultura