Top

Série “Hóspede” da Casa Museu Ema Klabin traz obra de Flora Rebollo

A artista plástica Flora Rebollo – Foto: Divulgação

Antes de virar museu, o quarto de hóspedes da Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, recebia principalmente a visita de Eva Klabin, irmã de Ema, que morava no Rio de Janeiro e também deixou uma casa museu na capital carioca. A partir do próximo dia 16 de abril, quem irá se hospedar no quarto é a obra “Ovo” (2017), da artista plástica Flora Rebollo. A obra ficará até o dia 29 de maio instalada no quarto de hóspedes, ao lado do quadro Rio de Janeiro (1923), de uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista: Tarsila do Amaral. Ao lado das obras, um texto de Gilberto Mariotti, curador da série Hóspede”, explica a relação entre as duas obras.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A obra “Ovo” (2017), da artista plástica Flora é composta por quatro pinturas perfazendo um painel de 2 metros de largura por 1,40 m de altura. A pintura ganha destaque na parede direita do quarto, ao lado da cama feita em jacarandá (séc. 18), e ocupando o lugar de um tapete persa com uma cena do Antigo Testamento que pertenceu à família de Ema Klabin por muitos anos.

Quadro “Rio de Janeiro”, (1923), de Tarsila do Amaral – Foto: Coleção Ema Klabin

Segundo o coordenador de artes visuais do museu, Renê Foch, desde 2015 a série “Hóspede” da Casa Museu Ema Klabin convida artistas contemporâneos para participar do programa.

“Já passaram pela série artistas como: Guga Szabzon (“Dilema”) e Romain Dumesnil (“Lapso”). Além da série “Hóspede”, a Casa Museu Ema Klabin conta com outros projetos de arte contemporânea, como Jardim Imaginário, Backdrop grafite, Arte-papo e a série ‘Intervalo Contemporâneo’”, explica Foch.

Mais de Cultura