Top

Grátis: Maracatu, teatro e dança agitam SP a partir deste sábado (09.04)

Baque Mulher SP – Foto: Raquel Cato

Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural Cita, o Circuito de Integração de Todas as Artes acontece anualmente desde 2015 e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas. Esta edição, que conta com a curadora convidada Vanessa Rosa, nasce inspirada no verbo “entralhar” utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir à rede de cultura que acontece na região sudoeste de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O Espaço Cultural Cita há 11 anos participa e colabora com diversas redes e linguagens culturais. Não é de hoje que começamos a “entralhar” essa nossa rede, mas faz poucos anos que começamos a, de fato, apertar esses nós e intensificar as trocas entre os espaços, artistas e coletivos parceiros. Essa edição do Festival Circuito Cita vem para fortalecer esses laços e levar o nome do espaço e seus coletivos residentes para outras cidades, regiões, novos parceiros e público”, destaca o programador e produtor cultural Junior Matos.

Bando Trapos – Fotot: Deco Morais

Partindo desse objetivo, um “Pré-Circuito” está anunciado com uma série de 11 apresentações-convites realizadas em abril, maio e junho pelos coletivos que têm o Espaço Cultural Cita como sede. Entre eles, Bando Trapos, Clã do Jabuti, Via Vento CIA, Maracatu Ouro Do Congo, Baque Mulher SP, Cia Diversidança, Núcleo de Permacultura do Cita e outros convidados. Com esse timaço, as cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra receberão, cada uma, três atrações em três espaços culturais independentes e praças locais. A agenda traz maracatu, teatro, dança, ações formativas e saraus como protagonistas.

“O desejo é compartilhar o que acontece no Espaço Cita durante todo o ano: vasta troca cultural! Hoje a equipe que produz o festival se renova trazendo sua contribuição para a continuidade do legado e esperamos que nossas construções sejam potentes o suficiente para passar por muitas mãos, se transformar a cada uma que tocar e permanecer viva – sem perder o objetivo inicial que é o compartilhamento e fortalecimento desta rede que nos traz farto alimento. O Entralhe Cultural vem muito antes de nós, que hoje fortalecemos a rede para amanhã outros lançarem ao mar”, finaliza a produtora e coordenadora de projetos Paloma Xavier.

Veja a programação:

ABRIL

09.04, às 18h
Local: Novo Corpo Espaço de Dança – Itapecerica.
Espetáculo: Tirem os sapatos.
Grupo e Linguagem: CIA Diversidança (Dança).

17.04, às 16h
Local: Espaço cultural Ilê Iya Tunde – Embu das Artes.
Espetáculo: Jogandança.
Grupo e Linguagem: Via Vento Cia. (Teatro).

24.04, das 10h até 18h
Local: Casa de Cultura Candearte – Taboão da Serra.
Vivência: Manejo da horta e vasos de bambu.
Grupo e Linguagem: Núcleo de Permacultura do CITA (Oficinas de Permacultura).

MAIO

14/05, às 20h
Local: Teatro Clariô – Taboão
Espetáculo: Pirajussara – Vozes à Margem
Grupo e Linguagem: Bando Trapos (Teatro)

22.05, às 16h
Local: Teatro Popular Solano Trindade.
Apresentação.
Grupo e Linguagem: Maracatu Ouro do Congo (Maracatu).

28.05
Local: Praça da Matriz.
Apresentação. A mala do caminhante.
Grupo e Linguagem: Fuscalhaço (Intervenção Cênica).

III Xaxara – Foto: Divulgação

JUNHO

04.06, às 16h 
Local:  Espaço Cultural Becos e Vielas.
Espetáculo: Eleguá, Menino e Malandro.
Grupo e Linguagem: Clã do Jabuti (Teatro).

05.06, às 16h
Local: Casa de Iáiá – Taboão.
Apresentação.
Grupo e Linguagem: Baque Mulher SP (Maracatu).

11.06, às 16h
Local: Casa de Cultura Santa Tereza – Embu.
Oficina: Teatro de Sombras.
Grupo e Linguagem: C9 Iluminação (Iluminação: Oficina de Teatro de Sombras).

Mais de Cultura