Top

Mostra de Bia Lessa criada para o Sesc Avenida Paulista se modifica a cada movimento

Exposição toma Av. Paulista – Foto: divulgação

Como o fluxo da vida, a exposição-manifesto “Cartas ao Mundo”, de Bia Lessa,  modifica-se aos olhos dos visitantes, com performances singulares, transformando-se a cada hora e criando diferentes ambientes para cada um dos segmentos videográficos. Calcada na obra de Glauber Rocha, o projeto propõe um contraste entre distopia e utopia, doença e cura.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

’Quis/mudar/tudo’: como no poema de Augusto de Campos, esse foi o mote desse projeto. Essa é a meta desse trabalho – o desejo de tomada de consciência e de mudança”, diz Bia Lessa, criadora e curadora da mostra que fica em cartaz no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, até 29 de maio de 2022.

Ao visitar a exposição, o espectador assume outros papeis quando se depara com os três capítulos de uma narrativa cinematográfica que estimula, com realidades e ambientes que ganham vida em uma expografia que se transforma incessantemente, com cenários que se modificam durante a visitação.  O trabalho quebra as barreiras do que se costuma esperar de uma mostra e se encaminha para uma antiexposição, como diria Tadeusz Kantor.

Exposição foi criada por Bia Lessa e inspirada em Glauber Rocha – Foto: divulgação

Formas, cores, atos e reflexos conduzem o visitante e são conduzidos por ele. Performances sequenciais, realizadas por uma dezena de artistas, vão preenchendo, assim, os universos dos filmes Asfixia, Mercadoria e O Comum. Assim como a experiência de uma miríade de obras de 80 artistas, reunidas com a contribuição especial de Vitor Garcez, Flora Süssekind, Ailton Krenak e Guilherme Wisnik

Uma exposição-instalação, como define a curadora, com um tríptico fílmico cravado no coração de São Paulo e uma obra no Largo do Paissandu “que foi, realmente, o ponto inicial desse projeto e de seu esforço de reimaginar um trecho abandonado da cidade – e, nesse microcosmo, visualizar e pensar o país”.  Essa série, cujos capítulos, ou seja, três universos são vistos em contraste e diálogo mútuo e convidados a um trânsito entre espaço expositivo, e visualização em celulares, sites e tevês. Cartas ao Mundo é um projeto intencionalmente expansivo e será apresentado em diferentes plataformas, ampliando o diálogo com o público e criando diferentes formas de apreciação.

O tríptico é lançado ao mesmo tempo no Canal Curta, Globoplay, site da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Instituto Inhotim. O público também pode assistir aos filmes gratuitamente na Plataforma Sesc Digital. Contando, ainda, com a obra Black Sun, do artista francês Cyril Lancelin, que marca presença no Largo do Paissandu, sinalizando que é naquela área da cidade, naquele território, que acontece virtualmente o projeto “Cartas ao Mundo”. A mostra conta com os apoios do Canal Curta, Consulado-Geral da França em São Paulo, Globoplay, Goethe-Institut São Paulo, Instituto Inhotim, LBM e Pinacoteca do Estado de São Paulo, e com realização Sesc.

“Cartas ao Mundo” modifica-se aos olhos do visitante – Foto: divulgação

A mostra acontece no Sesc Avenida Paulista, na avenida que é símbolo da cidade, de “cidade” e de “urbanidade”, um espaço expositivo aberto, escancarado, para a vida urbana e pronto para ser invadido por tudo aquilo que vem dela: seus olhares, seus sons, seus lamentos, suas opiniões, seus medos, seus desejos, seus sonhos, sua revolta, sua vida que pulsa. E a exposição também sai literalmente do espaço expositivo aos domingos, em cortejo no espaço público da Avenida Paulista.

 “A intenção é participar de um movimento que diz em alto e bom som ASSIM NÃO. Não a uma cidade e a um país excludentes, que não consegue mais se ver”, anuncia Bia Lessa. E continua: “esse trabalho sai do fundo do estômago, passa pela garganta e cheira mal. Porque ele procura olhar de frente para o que nos sufoca. Porque ele existe com minhas tripas”. Aos 63 anos, ela dá voz a ações importantes para que este “não!” ganhe corpo, passo inicial para transformação. Assim como na obra de Glauber, em Cartas ao Mundo são evidentes a (r)evolução da linguagem, o diálogo com a atualidade, a quebra de barreiras e a ampliação dos limites, a ligação definitiva entre teoria e prática e o indispensável diálogo entre linguagens artísticas.

Mais de Cultura