Top

MG: CiaTeatro Epigenia apresenta “O Alienista” no Sesc Palladium

Foto: Luciana Salvatore

O poder em todas as suas formas, o jogo da corrupção política, protocolos de saúde estapafúrdios, o absurdo da decadência humana, a falta de empatia, o massacre aos direitos humanos. Todas essas características juntas nos soam bastante familiares nos dias atuais, apesar de parecerem distópicas. É justamente esse o enredo da peça “O Alienista”, que fará uma curta temporada na capital mineira nos dias 16 e 17 de abril, no Teatro Sesc Palladium. A montagem também poderá ser vista no dia 22 de abril, em Ouro Preto, no Teatro do Centro de Arte e Convenções da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Luciana Salvatore

Com texto de Gustavo Paso e Celso Taddei, a dramaturgia foi livremente inspirada no conto homônimo do imortal Machado de Assis. A nova montagem da CiaTeatro Epigenia comemora 22 anos de fundação do grupo, levando para o palco um elenco com 14 atores/cantores. O espetáculo é protagonizado por Rômulo Estrela, que interpreta o paradoxal personagem de Simão Bacamarte, e Luciana Fávero, fundadora da Cia, como a esposa, Evarista. 

Foto: Luciana Salvatore

“Machado de Assis foi um homem negro, filho de escravos alforriados, epilético, que mal pôde estudar até sua adolescência. Viveu dentro de um pensamento europeu de que somos fruto do nosso meio. Um determinismo limitante que ele rompeu, tornando-se um dos principais nomes de nossa literatura, além de ter sido um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Machado é um exemplo para o mundo atual, pois mostrou o que podia realizar mesmo com tanta adversidade. Esperamos poder inspirar esse pulsar, essa vitalidade e essa fé de que todos temos essa potência de romper o que nos determinam!”, destaca Luciana, atriz e produtora do espetáculo.

Qualquer semelhança com a realidade que estamos vivendo é uma infeliz coincidência. Na versão de “O Alienista”, da companhia teatral que chega à maioridade colecionando críticas positivas e ampliando seu público com espetáculos ousados, instigantes e com reconhecida qualidade textual, dramatúrgica e cênica, esta montagem repete a parceria com o premiado diretor Gustavo Paso. 

Foto: Luciana Salvatore

Desde a sua estreia no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, “O Alienista”, da Cia Teatro Epigenia vem colecionando inúmeras críticas positivas. “Conscientes de que está muito mais difícil criar uma analogia por meio de um mundo distópico com nossa vida, nos apoiamos no absurdo mundo da patafísica para entender a realidade, ou pelo menos para que o teatro possa, mais uma vez, servir de trampolim para espelhar essa sociedade destruída e desalmada que alguns insistem em tentar consolidar”, explica Paso, diretor, dramaturgo e fundador da Cia Epigenia.

Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, Belo Horizonte (MG)

Mais de Cultura