Top

Grupo Corpo apresenta minitemporada em SP com “21” e “Gira”

Cena do es[etáculo “21” – Foto: José Luiz Pederneiras

Duas coreografias criadas com 25 anos de distância uma da outra – 21” nasceu em 1992, “Gira” em 2017 – compõem o programa de uma temporada extra do Grupo Corpo em 2022 no Teatro Sérgio Cardoso. A dobradinha representa um raro privilégio para o público: é a oportunidade de ter, no palco, dois momentos de força extraordinária na evolução da linguagem artística da companhia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O Grupo Corpo faz uma minitemporada extra em São Paulo, de 27 de abril a 1º de maio. É uma continuidade da temporada nacional, em Florianópolis (19 e 20 de abril) e Porto Alegre (23 e 24 de abril). O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio premium do Instituto Cultural Vale e patrocínio master da ArcelorMittal.

Cena do es[etáculo “Gira” – Foto: José Luiz Pederneiras

O programa abre com “21”, marco da grande virada do Grupo Corpo na consolidação não apenas de sua gramática coreográfica, mas de seu método de criação: foi a partir daí que as trilhas sonoras passaram a ser encomendadas e a servir de base para a construção dos espetáculos. E “Gira”, saudada pela crítica como uma nítida, embora sutil, renovação desse vocabulário, representa outro ponto de inflexão ao incorporar os movimentos da umbanda. 

Criado em 1992, “21” é um divisor de águas na história do Grupo Corpo. Depois de atuar por uma década com temas musicais pré-existentes, com este balé a companhia mineira de dança não apenas volta a trabalhar com trilhas especialmente compostas – como acontecera em seus primórdios nos bem-sucedidos “Maria, Maria” e “Último Trem”, ambos com música original de Milton Nascimento e Fernando Brant – como passa a adotar como regra este critério. A decisão proporciona a Rodrigo Pederneiras a oportunidade de dar início à construção do extenso vocabulário coreográfico, de inflexões notadamente brasilianas, que se tornaria marca registrada das criações do grupo.

Teatro Sérgio CardosoRua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo (SP).

Mais de Cultura