Cultura

Online: Sesc Digital exibe “Coleção Ismael Ivo”

Share

Ismael Ivo em” Logos Diálogos”- Foto: Alexandre Nunis

O Sesc SP rememora o legado do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo por ocasião do primeiro ano de seu falecimento, que completa uma no nesta sexta-feira (08.04). A data agora é chamada Dia Ismael Vivo, uma iniciativa do Instituto Ismael Vivo, formado por familiares e amigos do artista. A plataforma Sesc Digital e o SescTV apresentam Coleção Ismael Ivo, com registros audiovisuais de espetáculos idealizados e interpretados pelo artista, morto aos 66 anos, vítima de Covid-19.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A coleção, incluída na programação da Virada Ismael Vivo, promovida pelo instituto que leva o nome do artista, será  exibida de 8 a 10 de abril e tem apoio do Sesc SP, do Instituto Tomie Ohtake, do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e da Feira Preta.

Os espetáculos apresentam recorte especial do acervo da série “Dança Contemporânea”, produzida e exibida pelo SescTV desde 2007.

– “Mapplethorpe” (2007): gravado durante a Bienal de Santos, é um espetáculo solo do bailarino em tributo ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, conhecido por retratar, de forma erótica, corpos de homens negros se opondo à moralidade e intolerância racial da sociedade estadunidense da época.

– “Babilonia: Il Terzo Paradiso” (2012), com bailarinos de 25 nacionalidades, é o último trabalho de uma trilogia artística que traz à cena questões ambientais e a nossa própria capacidade de sobrevivência. “Essa é a ideia de “Babilonia: Il Terzo Paradiso”, pessoas de culturas e corpos diferentes que tentam encontrar uma nova forma de se expressar. Babilonia” é um pouco esse quadro aberto de fantasia, de tentativa da dança como espelho da sociedade – como um documento de um indivíduo hoje na sociedade, que faz da arte o seu veículo de expressão”, explica o coreógrafo;

Ismael Ivo em “Arsenalle della Danza”, na Itália (27.Julho.2012) – Foto: Pedro Abude

– “Biblioteca del Corpo” (2012): a coreografia inspirada no conto A Biblioteca de Babel”, do argentino Jorge Luis Borges, apresenta a concepção dos corpos como livros que contêm diferentes informações e fazem parte de uma espécie de “enciclopédia humana”, com diversas informações e identidades neles presentes;

– “Erêndira” (2014): coreografia embrionária do projeto Biblioteca do Corpo, foi criada a partir do romance “A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e da Sua Avó Desalmada”, do colombiano Gabriel García Márquez. Estreado em Viena, no ImPulsTanz Festival, o espetáculo traz à baila questões relacionadas à prostituição infantil, presente na obra literária, em que a avó da menina Cândida Erêndira resolve prostituí-la em troca de dinheiro e de alimentos, destruindo o sonho de a criança tornar-se bailarina. Com exibição também no SescTV dia 19.04, à zero hora.

– “Logos Diálogos – Parte 3 – Ismael Ivo e Cia. Anacã”  (2014): obras executadas pelo violoncelista Dimos Goudaroulis e coreografadas por Ismael Ivo e Deborah Colker. No palco, o violoncelista é acompanhado por Ismael Ivo e Cia. Anacã. A palavra “diálogo” foi somada ao título para significar vários tipos de interações: o diálogo entre a música e a dança, entre um instrumentista dedicado à obra de Bach e coreógrafos criadores conceituados, entre o antigo e o contemporâneo nas linguagens artísticas, entre o som e o movimento, a música, a dança, o cenário e a iluminação. Com exibição também no SescTV dia 21.04, às 20h.

Todos os trabalhos a serem exibidos têm a direção de Antonio Carlos Rebesco e apresentam, além das versões editadas dos espetáculos, entrevistas exclusivas com os artistas.

A videoarte “Imersão Olho-Urubu – Me Empresta Teus Olhos – Ismael Ivo” (2014), dirigida por André Guerreiro Lopes, vai ao ar no SescTV, com reprises na programação ao longo do mês de abril. A obra revela de maneira intimista como o artista enxerga o mundo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024