Top

Eliane Elias ganha seu segundo Grammy, veja outros artistas brasileiros que também conquistaram o prêmio

Eliane Elias ganha seu segundo Grammy – Foto: Getty Images

Não é porque o Grammy Awards é tradicionalmente um festa americana que artistas de outros países não estão presentes, os próprios brasileiros já conquistaram alguns prêmios no evento. Ontem, na 64ª cerimônia do Grammy, foi a vez de Eliane Elias garantir seu segundo troféu. A pianista venceu na categoria melhor álbum de jazz latino com “Mirror Mirror”, em 2016 ela já havia ganhado o mesmo prêmio com seu disco “Made in Brazil”, esta foi sua quarta indicação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Embora não estivesse presenta na cerimônia, Eliane agradeceu pela vitória e lembrou os parceiros do álbum. “Emocionada em receber o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino no Grammy 2022. Os duetos com Chucho Valdes e Chick Corea têm um significado especial para mim e eu divido essa honra com eles. Obrigada a todos os envolvidos na produção de ‘Mirro Mirror’ e a todos os membros da Academia”, escreveu ela em suas redes sociais.

Trio Corrente

Trio Corrente no Grammy em 2014 – Foto: Getty Images

Antes de Eliane, o último artista brasileiro a ganhar um gramofone no Grammy Awards havia sido o grupo Trio Corrente em 2014, na mesma categoria da pianista: melhor álbum de jazz latino. “Song of Maura”, que rendeu o troféu ao grupo, foi gravado em parceria com o clarinetista, saxofonista e compositor cubano Paquito D’Rivera.

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes – Foto: divulgação

Na categoria melhor álbum musical mundial, Sérgio Mendes foi o primeiro brasileiro a ser indicado e a ganhar, logo na estreia. Porém, este também foi o único prêmio Grammy que o artista recebeu, depois disso ele chegou a receber outras seis nomeações, mas em outras categorias.

Milton Nascimento

Foto: Reprodução/Milton Nascimento

Em 1998, Milton Nascimento foi o segundo brasileiro a vencer na categoria melhor álbum musical mundial, com “Nascimento”, e logo depois dele uma sequência de artistas viriam a ganhar o mesmo prêmio nos anos seguintes. Embora já tenha sido indicado quatro vezes para o Grammy Awards, essa foi a única em que garantiu o troféu.

Gilberto Gil

Gilberto Gil – Foto: Gérard Giaume

Com cinco indicações ao Grammy, Gilberto Gil venceu em duas delas. A primeira vez que levou o troféu foi em 1999, na categoria melhor álbum musical mundial, por “Quanta Live”. A segunda aconteceu em 2006, em uma categoria que já não existe mais, melhor álbum contemporâneo mundial, na qual ganhou com “Eletracústico”.

As indicações mais recentes do cantor ocorreram em 2016, por “Gilbertos Samba Ao Vivo“, e em 2017, quando concorreu ao prêmio junto a Caetano Veloso pelo álbum “Dois Amigos Um Século de Música”. Nesses anos, porém, o Brasil não levou nenhum gramofone para casa.

Caetano Veloso

Caetano Veloso em 2018 – Foto: Getty Images

Falando em Caetano Veloso, ele seguiu a vitória de Gil na categoria melhor álbum mundial musical e em 2000 ganhou o seu próprio troféu. Embora já tenha sido indicado para o Grammy quatro vezes, esta foi a única em que o cantor baiano venceu.

João Gilberto

João Gilberto – Foto: Getty Images

Na sequência, em 2001, foi a vez de João Gilberto ganhar melhor álbum musical mundial por “João Voz e Violão”, se tornando o quarto brasileiro seguido a vencer nesta categoria. Desde então, o Brasil chegou a ser indicado outras vezes para o prêmio, mas sem levá-lo para casa.

Antes disso, Gilberto já havia se destacado na cerimônia de 1965, quando ganhou na principal categoria da premiação: álbum do ano. “Getz/Gilberto” foi um disco feito em parceria com Stan Getz que concorreu a nove prêmios no Grammy daquele ano, garantindo quatro deles.

Astrud Gilberto

Astrud Gilberto – Foto: Getty Images

Outra categoria em que o álbum “Getz/Gilberto” ganhou foi gravação do ano pela música “The Girl From Ipanema”, que foi gravada em inglês por Astrud Gilberto, na época esposa de João Gilberto. O disco também ganhou nas categorias melhor solista de jazz, que foi para Stan Getz, e melhor engenharia de som, para Phil Ramone.

Eumir Deodato

Eumir Deodato – Foto: Getty Images

O pianista e compositor carioca foi indicado ao Grammy Awards pela primeira vez em 1974 já para duas categorias, artista revelação e melhor performance pop instrumental. No entanto, o artista acabou só levando a melhor na segunda. Depois disso, ele chegou a concorrer novamente em 1981, mas não ganhou o troféu.

Roberto Carlos

Foto: Reprodução

O Rei também já ganhou um gramofone. Em 1989, Roberto Carlos venceu na categoria melhor álbum pop latino por seu disco homônimo.

Tom Jobim

Tom Jobim – Foto: divulgação

Embora tenha recebido cinco indicações ao Grammy Awards, os dois prêmios que Tom Jobim recebeu foram póstumos. Por “Antonio Carlos Brasileiro”, Tom foi reconhecido com o troféu de melhor álbum de jazz latino, em 1994, ano em que faleceu. E em 2012 recebeu o Lifetime Achievement Award, dedicado a artistas que já faleceram e contribuíram significativamente para a indústria musical.

Laurindo Almeida

Laurindo Almeida – Foto: divulgação

Primeiro brasileiro a ser indicado ao Grammy e maior ganhador, Laurindo Almeida acumula cinco vitórias e, nada mais nada menos, que 14 indicações. O violonista brasileiro venceu pela primeira vez em 1961, já levando garantindo dois gramofones nas categorias melhor performance instrumental de solista sem orquestra e melhor performance de música de câmara. Mas seu maior prêmio viria em 1965, na categoria melhor álbum de um grupo de jazz, por seu trabalho em “Brazilian Soul”.

Mais de Cultura