Top

Saiba o que esperar do Grammy 2022 que acontece neste domingo

Billie Eilish levou cinco prêmios em 2020 – Foto: Getty Images

Depois de ser adiada por três meses devido ao aumento dos casos de covid-19 nos Estados Unidos, a cerimônia do Grammy Awards de 2022 acontece neste domingo (03.04). Tradicionalmente conhecida como a maior noite da música, o evento é repleto de estrelas, mas tem seu grau de controvérsias ao longo da história.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em 2022, com o evento voltando às proporções de antes da pandemia, as apresentações serão todas ao vivo. Billie Eilish, Lil Nas X, Carrie Underwood, Silk Sonic e Olivia Rodrigo subirão no palco na MGM Grand Arena.

Segundo os organizadores, só para o evento deste ano, quase 22 mil músicas e álbuns foram enviados para consideração. Esse número reflete o aumento dos lançamentos diários, e faz com que haja muito mais artistas e trabalhos para serem reconhecidos e celebrados.

Pensando no evento e toda sua história, o RG separou alguns fatos que podem ajudar os fãs a se prepararem para as diversas possibilidades que esta noite reserva.

Olívia Rodrigo é a favorita

Indicada para as quatro maiores categorias da premiação, Olivia Rodrigo é a artista a ser superada. A jovem de apenas 19 anos é candidata a melhor artista revelação, tem “Drivers License” como possível canção do ano e gravação do ano, além de estar presente na disputa por álbum do ano com “Sour”.

A ex-atriz da Disney, que virou sensação do pop do dia para a noite, é a favorita para a maioria das indicações que recebeu, tirando apenas a categoria álbum do ano, na qual a disputa é mais acirrada. Discos mais complexos como o de Jon Batiste, Ye (Kanye West) e H.E.R devem levar a melhor.

Falando em Jon Baptiste, quem é ele?

Com mais indicações do que qualquer outro artista nesta edição, 11 ao todo, Jon Batiste pode não ser tão conhecido, mas definitivamente tem talento. Herdeiro musical de Nova Orleans, o pianista está sendo reconhecido pela premiação por seu álbum “We Are” e seu trabalho na trilha sonora do filme da Pixar, “Soul”.

Fazendo um incrível trabalho no jazz, Batiste tem se destacado. Antes dele, apenas outros dois músicos atingiram a marca de 11 indicações: Michael Jackson, em 1984, e Babyface, em 1997.

Adele ganhando o Grammy em 2012 – Foto: Getty Images

Adele não estará na premiação

Embora seja uma das maiores vencedoras do Grammy, Adele não estará presente na celebração deste ano. O motivo é apenas o prazo, infelizmente o single “Easy on Me” e o álbum “30”, que marcaram o retorno da cantora, foram lançados após a data limite para que pudesse concorrer aos prêmios.

Todas as canções e discos lançados depois de 30 de setembro de 2021 não foram aceitos. Outros álbuns que estão de fora da premiação são: “= (Equals)” do Ed Sheeran, “An Evening With Silk Sonic” do Anderson .Paak e “Red (Taylor’s Version)” da Taylor Swift. Mas eles provavelmente aparecerão no próximo ano.

Dua Lipa não entrou na competição

O hit de Dua Lipa, “Levitating”, foi a música mais vendida de 2021 nos Estados Unidos e chegou a bater um recorde ficando 70 semanas na parada da Billboard. Porém, as recentes acusações de plágio e para evitar dar reconhecimento ao rapper DaBaby, que foi homofóbico em diversas situações, a canção não está em nenhuma das categorias do prêmio. Segundo a revista Variety, a música não foi enviada para consideração.

Uma música de 1934 está na competição

“I Get a Kick Out Of You”, de Cole Porter, é uma das dez músicas que concorrem a gravação do ano graças ao cover feito por Lady Gaga e Tony Bennet. Parte da tradição do Grammy de reconhecer a velha guarda, o tributo é ainda maior este ano, depois de Bennet anunciar a aposentadoria aos 95 anos, após ser diagnosticado com Alzhaimer.

Ye (Kanye West) – Foto: Getty Images

Ye (Kanye West) e suas polêmicas

Indicado em cinco categorias, Ye (Kanye West) deve comparecer ao evento desta noite, mas foi pedido para não se apresentar. Conhecido por criticar a falta de representação de artistas negros no evento, o cantor chegou a se filmar urinando em um dos troféus que recebeu em 2020.

Porém, se ganhar o prêmio de álbum do ano, Kanye não só subirá ao palco como poderá levar mais de 160 pessoas junto a ele. Nos anos anteriores, apenas quem contribuiu com 33% ou mais do álbum poderia ser creditado no prêmio, o que mudou em 2022.

É também graças ao seu álbum “Donda”, que Marilyn Manson tem a chance de ganhar um troféu por sua participação, ainda que ele esteja sendo julgado por agressão sexual. Além de Manson, existem alguns outros indicados controversos disputando prêmios.

Billie Eilish pode fazer história

Com uma carreira ainda recente, Billie Eilish já quebrou um recorde na premiação, se tornando a primeira mulher a ganhar todos os quatro maiores troféus do evento em uma só edição. E pode fazer ainda mais história hoje.

Se ela ganhar álbum do ano com “Happier Than Ever”, ela seria a primeira artista em todos os anos de Grammy a vencer a categoria com seu álbum de estreia e com o seguinte. A faixa que dá nome ao álbum também está concorrendo em gravação do ano, e a vitória também nela faria com que Eilish se tornasse a única pessoa a conquistar esse prêmio três vezes consecutivas.

Mais de Cultura