Top

Fotógrafo Gleeson Paulino abre a mostra “Batismo” 

Foto: Divulgação

No próximo dia 04 de abril, o fotógrafo conhecido por editorais de moda para grandes revistas Gleeson Paulino abre a exposição “Batismo”, com fotos artísticas, no Espaço Alto, criado em um prédio icônico do Centro Histórico de São Paulo, onde em 1917 Anita Malfatti fez sua primeira exposição solo, que inspirou a Semana de Arte Moderna de 1922. A curadoria é de Denise Schnyder.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As fotos de Gleeson revelam um processo de reconexão e resgate com sua ancestralidade. O fotógrafo que passou sua infância no Mato Grosso do Sul, filho de uma família religiosa cristã, seu primeiro batismo remonta à sua infância, dentro do costume da religião, uma escolha feita aos 13 anos de idade e consumada em uma piscina à céu aberto.

Essa vivência ao despontar de sua vida, rodeada de paradigmas e parâmetros conservadores, o impulsionou a refletir sobre outras perspectivas, levando-o a se arriscar em uma jornada fora do País por quase uma década em Londres.

Foto: Divulgação

Ao retornar para o Brasil, entre vários empregos, conseguiu trabalhar como assistente do designer João Pimenta, lá teve seu primeiro contato com publicações em editoriais de moda, onde hoje se destaca. Em uma de suas primeiras viagens a trabalho, se deparou na Amazônia numa tarde ensolarada, navegando no Rio Negro com a notícia da morte de seu avô. Logo após esse momento, em meio ao seu deságue se encontrou na conexão das águas ressignificando naquele momento seu batismo, retratando o clique especial de uma mulher de costas às margens do rio, obtendo com esta mesma imagem a Medalha de Ouro do Salão de Belas Artes de Paris e hoje é a foto do convite da exposição.

Foto: Divulgação

A exposição reúne parte do acervo pessoal ao longo dessa jornada de redescoberta, trançado com espiritualidade e sensibilidade pelo olhar de Gleeson.

Mais de Cultura