Top

Malu Avelar apresenta espetáculo solo “1300° Qual É a Saúde de Um Vulcão?”

Malu Avelar – Foto: Sérgio Fernandes

Mineira de Sabará, vivendo em São Paulo há seis anos, Malu Avelar trás em sua longa trajetória a criação da obra instalativa “Sauna Lésbica” e diversos outros trabalhos como bailarina ao lado de artistas e coreografos renomados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Agora, a artista interdisciplinar apresenta seu primeiro projeto solo, intitulado “1300° Qual É a Saúde de Um Vulcão?”, no Teatro de Contêiner Mungunzá. A agenda, programada para acontecer nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril, sendo sábado e segunda às 20h30 e domingo às 18h, terá ingressos que vão de R$ 7,50 até R$ 40.

A obra se dá pela sobreposição subjetiva das formas piramidais presentes em formações vulcânicas e no modelo de estratificação social.  Comparações entre processos vulcânicos e estruturas e normas humanas como, por exemplo, quais processos de atrito e destruição compõem ciclos de saúde, levantam imaginários e provocações que vão sendo respondidas em cena por meio de intensas propostas corporais.

A ideia é viver tais processos vulcânicos como modo de propor um processo de descolonização do corpo que vai além da concepção de humanidade, trazendo essas energias vulcânicas e o viver a argila como orientação possível para encontrarmos a saúde pela destruição. Destruição como um meio.

Malu Avelar – Foto: Sérgio Fernandes

O espetáculo, então, se afasta da noção de cura no sentido de que ele está colocado como processo de saúde e não como fim. Diversas mitologias tratam do barro como matéria de formação, formação da forma humana. “1300°” trata o humano como o caco, como potência viva da matéria destruída. Malu nos entrega, do começo ao fim, um movimento que vem da carne e que se conecta com o espiritual – o que, para ela, é a missão do corpo que se propõe a dançar.

Projeto foi construído de maneira independente por meio de uma profunda pesquisa ao longo dos últimos três anos e contou com provocações, estudos e parcerias de outres artistas como Grace Passô, Rodrigo Reis, Mário Lopes, Diane Lima, Zé Maria e outros.

Teatro de Contêiner Mungunzá – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia,  SP.

Mais de Cultura