Top

Veja o resumo do melhor do Lollapalooza deste domingo

Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Mauricio Santana/Getty Images

Por João Victor Marques e Maria Laura López

O terceiro e último dia de Lollapalooza Brasil 2022 foi marcado por uma possível tempestade de raios que fez a organização do festival evacuar todos os palcos e paralisar os shows e muitos gritos de “Fora Bolsonaro“, mesmo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que proibia qualquer manifestação política no evento (sob pena de multa na casa dos milhares de reais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Veja a seguir um resumo dos principais shows do dia final da maratona, que contou com apresentações de Fresno, Marina Sena, Black Pumas, Djonga, Kaytranada, Martin Garrix, Gloria Groove e um tributo ao baterista Taylor Hawkins, do Foo Figthers.

 

Fresno (Palco Onix – 14h50-15h50)

Banda Fresno no palco Onix do Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Divulgação

O terceiro dia de Lollapalooza Brasil começou com um alerta de tempestades de raios, que obrigou a organização a pedir para todos os palcos serem evacuados e o público precisou esperar sentado nos gramados do Autódromo de Interlagos. Por volta de 1 hora e meia depois, os shows voltaram, sob garoa fina e muitas capas de chuva. Quem subiu no palco Onix foram os veteranos da banda Fresno. 

O show foi marcado por sucessos do início da carreira da banda do Sul e também por faixas mais recentes. Os fãs deram um show, cantando tudo junto com Lucas Silveira (vocalista). Previsto para durar uma hora, a apresentação foi encurtada para algo em torno de 35 a 40 minutos, e com problemas técnicos nos vocais nas três primeiras faixas. 

Logo de cara, depois da segunda música, a banda descumpriu as ordens do TSE e puxou um coro “Fora Bolsonaro” tanto na voz quanto no telão do fundo do palco que tinha a frase piscando durante bastante tempo.

O ponto alto foi a participação de Lulu Santos. Eles cantaram a música que tem juntos, “Já Faz Tempo”, e finalizaram a apresentação com “Toda Forma de Amor”. Antes do fim, Lulu Santos fez questão de parafrasear Carmen Lucia e gritou “Censura Nunca Mais”, levando o público ao delírio.

Marina Sena (Palco Adidas – 15h55-16h55)

A mineira Marina Sena no palco Adidas do Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Divulgação

Ao som de “Seu Olhar”, Marina Sena virou todos os olhares para ela ao entrar no palco Adidas na tarde deste domingo. Impressionada com o público que foi ver seu show, a cantora falou que ali parecia ter mais gente do que Taiobeiras, sua cidade natal em Minas Gerais, tinha de habitantes. “Durante muito tempo a gente só tocou para bezerro, e agora a gente tá tocando para pessoas, olha só”, disse ela, brincando com a multidão e o nervosismo de se apresentar pela primeira vez no Lollapalooza.

No show, Marina tocou os sucessos do álbum “De Primeira”, e ainda cantou e dançou “Ombrinho”, para o pessoal que a conhece desde a banda Rosa Neon. As coreografias, inclusive, deram um tom a mais para a apresentação, sem perder a essência simples e sensual que a cantora sempre emprega em suas performances.

Além de cantar e dançar, Marina também conversou bastante com o público, contando algumas curiosidades do álbum e das faixas. Apresentou o produtor e namorado, que tocou ao seu lado, na bateria, e disse que sua música preferida é “Temporal”. Mas a cantora também utilizou o espaço para incentivar a plateia a votar e regularizar seu título de eleitor. Ela deixou o coro de “fora Bolsonaro” crescer e disse apenas: “Não é possível que a gente não vai mudar isso daí.”

Para os fãs de “Por Supuesto”, música que bombou no Tik Tok, a cantora deu um presente. Na primeira vez em que tocou, desceu para sentir a plateia de pertinho, cumprimentando e cantando para quem estava na grade. Na volta, ainda pediu para o guitarrista repetir os acordes do refrão enquanto a galera cantava, porque ela queria ouvir mais alto. E como se já não tivesse sido perfeito, Marina ainda voltou para um bis depois de se despedir da plateia e a música escolhida para repetir foi, claro, o hit.

Black Pumas (Palco Onix – 17h-18h)

Sem dúvida alguma, é possível cravar que o show do Black Pumas no palco Onix no último dia de Lollapalooza Brasil 2022 foi o mais vibes de todo o festival. Simpáticos, o duo formado pelo vocalista Eric Burton e pelo guitarrista e produtor musical Adrian Quesada esbanjaram talento, excelentes passos de dança e muito gingado. 

Djonga (Palco Adidas – 18h05-19h05)

Rapper mineiro Djonga no palco Adidas do Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Divulgação

Visceral e político como de costume, o show do Djonga neste domingo não poderia ser diferente. Após a decisão do TSE de proibir manifestações políticas no Lollapalooza, o rapper deixou claro que não aceitará ser calado. “Não pode falar o nome não? Então eu vou falar 22 vezes que é porque estamos em 2022”, afirmou.

Com uma performance incrível que envolve dançarinos e troca de figurino, Djonga deu tudo de si. Gritou, foi parar no meio da plateia nos ombros de um segurança e ainda se emocionou ao se declarar para os filhos que o assistiam de casa e para a avó.

“Esse é, com certeza, um dos dias mais felizes da minha vida, por ter vindo de onde eu vim”, disse ele, que cresceu no bairro de Santa Efigênia, em Belo Horizonte. Outro momento de saudosismo do cantor foi quando convidou o rapper FBC para o palco e contou a história da parceria de longa data dos dois.

Kaytranada (Palco Perry’s by Doritos – 19h-20h)

DJ e produtor musical Kaytranada no palco Perry’s by Doritos do Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Divulgação

Os últimos shows do palco Perry’s by Doritos foram, sem dúvida alguma, um dos destaques do terceiro dia de Lolla. Quem abriu os trabalhos foi o DJ e produtor musical Kaytranada. Chegou tímido, sem dizer nada, para fazer um dos shows mais esperados do dia. O ponto alto foram as projeções incríveis que dropavam junto com cada música que ele tocava. Sozinho no palco, ele e seu fone de ouvido fizeram todo mundo dançar e não ficar parado um minuto se quer. Muitas luzes fazem parte do show. O último quarto da apresentação de uma hora foi recheada de seus grandes hits, como “You’re the one”. Fantástico. Tomara que ele volte logo para o Brasil.

Martin Garrix (Palco Ônix – 19h10-20h25)

Único eletrônico a ganhar espaço em um palco grande, Martin Garrix cumpriu o papel de lotar a pista. Com fogos de artifício, lazeres e imagens psicodélicas preenchendo os telões, o DJ animou o público mesmo com a garoa fina que não parava de cair.

“Brasil, é bom estar aqui de volta com vocês”, disse ele que já veio algumas vezes para o País. Começando forte com “Scared to be lonely”, single em parceria com Dua Lipa, o artista conseguiu segurar boa parte do público que saída do Djonga no palco ao lado, apesar do contraste de músicas.

Gloria Groove (Palco Perry’s by Doritos – 20h25-21h25)

Gloria Groove no palco Perry’s by Doritos do Lollapalooza Brasil 2022 – Foto: Divulgação

Um dos shows mais esperados do Lollapalooza Brasil 2022 era a estreia de Gloria Groove nos palcos do Autódromo de Interlagos. Além de ser a primeira vez no festival, era também o lançamento da turnê “Lady Leste”, do álbum de estreia e homônimo da drag queen paulistana. 

O show estava lotado, muitas pessoas que apenas passavam por este palco na entrada voltaram até ele para ver Gloria Groove brilhar. Certamente, o festival errou em colocar a artista ali, uma vez que o som estava abafado, com péssima visão (por ele ser plano) e pela ausência de telões que auxiliam demais a visão de todos os cantos de cada palco. É preciso que o Lolla resolva isso para o próximo ano. Caso contrário, é melhor colocar apenas DJs por ali.

Fora isso, a apresentação foi recheada de hits, tanto do álbum atual que ela trabalha como faixas e parcerias antigas que ela tem. O ponto alto, sem dúvida, foi a hora em que GG levou pagode para o palco do festival, com suas parcerias com Ludmilla.

Cantou a tríade: “A Queda”, “Leilão” e “Vermelho”, e ainda chamou Priscila Alcântara para cantar com ela a faixa que dividem chamada “Sobrevivi”, uma espécie de gospel de arena para todo mundo cantar junto. Antes de ir embora, incentivou a todos os seus fãs que tirem título de eleitor para votar na próxima eleição e questionou o porquê da decisão do TSE de censurar artistas no festival. Ao final da fala, puxou coro de “Fora Bolsonaro” e virou de costas apontando o número 13, que era bordado com brilhos e lantejoulas em seu body.

Tributo ao Foo Fighters (Palco Budweiser – 20h30-22h30)

O headliner do Lollapalooza neste domingo seria o Foo Figthers, mas com a morte do baterista da banda, Taylor Hawkins, o show foi cancelado e em seu lugar um tributo foi organizado. Para abrir as homenagens, os telões do palco Budweiser reproduziram um vídeo de Perry Farrel, músico amigo de Taylor e responsável por criar o festival Lollapalooza. Nele, além de lamentar a morte do ídolo, Farrel também mostrou a última mensagem que recebeu do amigo que dizia: “Nos encontramos em São Paulo”.

O encontro não aconteceu, mas a noite foi regada a música em homenagem a família Hawkins e ao Foo Fighters. “Quando recebi a notícia de que tocaria hoje de novo fiquei pensando no que que a gente poderia fazer para honrar esse cara. E no fim, o que a gente pode fazer é música, essa é a única coisa que salva”, disse Emicida, que comandou a noite chamando diversos convidados para o palco.

A música que abriu o show foi um cover de “My Hero”, da banda, cantado por Michele Cordeiro, Rael e em coro pela plateia. Depois disso, diversos rappers passaram pelo palco, como Criolo, Bivolt, Drik Barbosa e Mano Brown. E, além de celebrar Hawkins, todos eles usaram o espaço para falar sobre a importância de votar nessas eleições.
Depois, foi a vez de Planet Hemp entrar no palco e dar o tom de rock que faltava para a noite. E quem ficou até o final ainda pôde ver uma participação surpresa da banda Ego Kill Talent, que fez um cover de “Everlong”, do Foo Fighters. Mas o show terminou mesmo com um vídeo da última vez em que a banda veio ao Brasil, a gravação da performance de “Best of You” foi ao ar nos telões do palco principal enquanto uma única luz iluminava a bateria em cima do palco. Assim terminou a homenagem e, com ela, o Lollapalooza de 2022.

Mais de Cultura