Top

Funarte SP e Ballet Stagium oferecem aulas gratuitas de dança para estudantes de escolas públicas

Foto: Sharine Machado

Crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, que estudam em escolas públicas já podem se inscrever, gratuitamente, em aulas de balé clássico, balé contemporâneo, capoeira, danças circulares, sapateado e street dance. A iniciativa faz parte de uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e o renomado Ballet Stagium, por meio do seu Projeto Joaninha. A Funarte está disponibilizando salas de dança no Complexo Cultural Funarte SP, em Campos Elíseos, para as atividades da companhia pelo período de cinco anos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas presencialmente na instituição, por meio do e-mail ciastagium@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 97390-1667.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os ensaios do corpo permanente do balé e as oficinas do Projeto Joaninha estão sendo realizados desde o dia 17 de janeiro, quando se iniciou a cessão de espaço e a parceria entre as duas instituições. Segundo os idealizadores e fundadores do Ballet Stagium, Marika Gidali e Décio Otero, o programa busca, não só formar profissionais e multiplicadores em dança, mas  potencializar cidadãos atuantes na sociedade. “O Projeto Joaninha tem o objetivo, por meio da dança, de sensibilizar crianças e adolescentes para a descoberta de potencialidades inatas e contribuir na conscientização da identidade pessoal e na articulação em prol do coletivo”. O intuito da ação de parceria é atender, no mínimo, 100 estudantes durante o período de ocupação do espaço.

O programa Dança & Ação Social Ballet Stagium, que engloba o Projeto Joaninha, busca estabelecer uma associação duradoura com a Funarte e que propicie a execução de atividades artísticas e sociais. “Em tempos de mudanças, ampliar alianças é fundamental para fortalecer o diálogo entre arte, educação e sociedade. Atuar em parceria é um caminho para potencializar nossas ações diante dos desafios”. E a cia. ressalta: “O Stagium ao longo dos seus 50 anos de existência e resistência, vivencia a cada dia caminhos para ampliar a visão da realidade, alargar possibilidades de inclusão, reconhecer a diversidade e promover horizontes sustentáveis. Que venham os frutos desta parceria”.

A cessão de espaço das salas do Complexo Cultural Funarte SP para a companhia de dança compreendem ensaios de coreografias, realização de oficinas, além de aulas de balé clássico e contemporâneo para bailarinos em formação. Pelo Projeto Joaninha, o Stagium oferece cursos de dança e integração social para crianças e jovens de comunidades vulneráveis. Também estão na agenda da ocupação palestras com os diretores Décio Otero e Marika Gidali, oficinas de dança e, inclusive, ensaios abertos e espetáculos gratuitos para alunos, profissionais de dança e público em geral.

Mais de Cultura