Top

Dennis Pinheiro é o segundo preto a interpretar personagem em “Sweeney Todd”

Dennis Pinheiro em cena de “Sweeney Todd” – Foto: Ale Catan

Após estrelar o premiado curta “Fantasma de Neon”, que ganhou o Leopardo de Ouro na última edição do Festival de Locarno, um dos mais importantes do mundo, o ator Dennis Pinheiro embarca em nova jornada, dando rosto e voz a um dos personagens principais do musical “Sweeney Todd”, criado por Stephen Sondheim. A temporada está em cartaz até 8 de maio, no 033 Rooftop, do Teatro Santander, em São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pinheiro interpreta Anthony Hope, um jovem marinheiro que resgata Sweeney Todd à deriva. É um rapaz idealista, que viajou mundo afora e encontrou em Londres sua casa e seu amor, a bela Johanna.

Dennis Pinheiro – Foto: Oseias Barbosa

“Quem conhece a história sabe que o Anthony é um contraponto a tudo o que acontece na história. Enquanto os demais personagens estão mergulhados em tristeza e maldade, ele traz a esperança e o amor”, detalha. O ator é apenas o segundo preto na história a interpretar o papel, em mais de 40 anos. Além dele, apenas Adrian Lester deu cara e voz ao personagem, no revival de Londres em 1993. A escolha é importante, principalmente para atualizar obras clássicas que possuem um elenco majoritariamente branco.

“É difícil um ator preto ser escalado para esse tipo de papel, o que faz com que essa representação seja incrível. No elenco temos outros personagens importantes sendo interpretados por pessoas pretas. É um movimento muito simbólico. Torço para que seja um alerta a outras produções, uma mensagem sobre diversificar.”

A produção da peça conta com Zé Henrique de Paula na direção geral, Fernanda Maia na direção musical e Inês Aranha na preparação de atores. “São pessoas que estão há anos no cenário teatral e têm uma visão de cena muito interessante. A preparação tem sido intensa, mas bastante prazerosa”, conta.

Em 2007, a obra fez sucesso com o filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Jhonny Depp e Helena Bonham Carter.

Dennis Pinheiro – Foto: Oseias Barbosa

O sucesso da pré-venda deixou toda a equipe ansiosa para a temporada, em especial Pinheiro, por um motivo bastante especial. “É meu primeiro personagem em um clássico da Broadway, então a ansiedade está uma loucura. Quero mostrar para as pessoas o meu Anthony, a minha reimaginação do papel”, finaliza.

Nessa versão, Rodrigo Lombardi dá vida ao barbeiro assassino, enquanto Rodrigo Lombardi é Dona Lovett, associada de Sweeney Todd.

Mais de Cultura