Cultura

Arte_passagem explora ciclos de intervenções em SP

Share

Foto: Divulgação

O arte_passagem, projeto apoiado pela plataforma Heineken Green Your City, encerra o ciclo de intervenções sob o abrigo do icônico Edifício Eiffel, em São Paulo. A terceira etapa da mostra, que se inicia em 25 de março, reúne no mesmo espaço os trabalhos de Renata Lucas e intervenções da dupla Amador e Jr. – Segurança Patrimonial Ltda. Ainda nesta fase, arte_passagem conta também com a performance inédita do grupo Mexa.

Com repertório concentrado principalmente em intervenções temporárias em ambientes já existentes, rompendo os limites delineados dos espaços arquitetônicos, Lucas apresentará uma instalação onde a demarcação entre dentro e fora, espaço expositivo e espaço público, são desafiados por uma abordagem que tenciona conceitos como imaginário de consumo e desumanização capitalista. No trabalho, a artista exibirá manequins que rompem com sua condição inanimada de suporte-mostruário ao vencerem o vidro da vitrine que os separa da rua.

Foto: Everson Verdião

Já o duo formado por  Amador e Jandir Jr.  propõe performances com os artistas, necessariamente, trajados com uniformes de segurança. Seus trabalhos são pautados pelas relações entre os espaços artísticos institucionais em sua dimensão pública e as pessoas que trabalham cotidianamente em sua salvaguarda, em um exercício de especulação sobre os trabalhadores nestas funções. Durante as seis performances que serão realizadas no arte_passagem, os artistas estarão debaixo de uma goteira no espaço expositivo, impedindo com seu próprio corpo que essas gotas caiam diretamente no chão.

Ainda nesta etapa expositiva, no dia 15 de abril, o grupo Mexa realizará uma performance em que movimento e imobilidade se atritam como diferentes formas de narrar um acontecimento. Corpos imóveis, como se presos em uma fotografia, congelam partes das narrativas, cabendo ao espectador completar os vazios daquilo que a cena não mostra. A performance dá seguimento à pesquisa do grupo com tableaux vivants e vai incorporar um aspecto de cortejo de Carnaval.

Foto: Renata Lucas

O Mexa foi criado em 2015 após episódios de violência em alguns centros de acolhida em São Paulo. O coletivo explora e debate as distâncias e proximidades entre a rua e o museu, a vida e a arte, a política e a estética, a partir de estratégias de improviso e criação coletiva.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024