Top

Orquestra de Câmara da ECA/USP inicia temporada com concertos gratuitos

Foto: Marcelo Macaue

No mês de abril, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), formada por jovens estudantes de música, abre a temporada 2022 de concertos com duas apresentações gratuitas em São Paulo. A primeira, no dia 1º, acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Universidade de São Paulo, e a segunda, no dia 3, na Catedral Presbiteriana de São Paulo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A OCAM, que retomou os concertos presenciais em 2021, leva agora aos palcos Masques et Bergamasques, Op. 112, de Gabriel Fauré e o Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77, de Johannes Brahms. Estas apresentações terão ainda o solista Cláudio Micheletti, violino spalla da Orquestra Sinfônica da USP e também da Orquestra Experimental de Repertório, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo.

A escolha do repertório foi pensada para trazer duas obras especialmente marcantes para o elenco de músicos que inicia essa temporada. A primeira, de  Gabriel Fauré, foi composta em 1918 e teve sua estreia em 1919, logo no pós-guerra, tendo sido inspirada em versos de Paul Verlaine, poeta simbolista francês. À época da composição, Fauré era diretor do Conservatório de Música de Paris, instituição com um papel cultural relevante no início do século 20. Os modernistas brasileiros frequentavam a capital francesa naquele tempo. Heitor Villa-Lobos moraria por um ano em Paris entre meados de 1923 e 1924.

Já a segunda obra é o concerto para Violino em Ré Maior Op. 77, de Johannes Brahms, escrito em 1878 e dedicado a Joseph Joachim, um virtuose do instrumento e grande amigo do compositor. Este concerto está entre os mais importantes do romantismo e foi executado pelo próprio Joachim, sob regência de Brahms, na estreia em Leipzig, em 1879.

Gil Jardim – Foto: Maristela Martins

“A Orquestra de Câmara da ECA/USP projetou sua nova temporada enfatizando a diversidade estética e cultural presentes no contexto da cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo”, conta o maestro Gil Jardim, diretor da OCAM e regente desse programa. “Nestas duas primeiras apresentações, temos um enorme prazer em receber Cláudio Micheletti como solista, músico extraordinário e um dos professores de violino mais celebrados do País. A presença musical de Cláudio tem sido aguardada há muito tempo pela OCAM e ficamos muito felizes de concretizar isso na abertura desta temporada”, completa.

Os concertos no Anfiteatro e na Catedral têm entrada solidária. Serão arrecadados alimentos não perecíveis a serem distribuídos para a Comunidade São Remo, próxima à Universidade de São Paulo.

Mais de Cultura