Top

CCBB RJ abre exposição sobre movimento armorial liderado por Ariano Suassuna

“Gilvan Samico Pe. Cícero Romão (Tríptico)”, de 1974, feito de óleo sobre aglomerado – Foto: Divulgação

O CCBB do Rio de Janeiro inaugura para o público no próximo dia 30 de março a mostra “Movimento Armorial 50 anos“, uma exposição que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte armorial. Este movimento foi criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição denominada Armorial 50 apresenta cerca de 140 obras em diversos formatos contando com artistas importantes para este movimento artísticos. Entre eles, o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga e muitos outros.

“Fazer a curadoria da exposição comemorativa dos 50 anos do Armorial foi um desafio. São muitos artistas incríveis envolvidos. Para dar conta da tarefa, a exposição foi dividida em módulos que apresentam a vida e obra de Ariano, as fases do movimento armorial, e as referências que eram a base de tudo: o cordel e as festas populares. A exposição tenta manter a magia, o humor, a alegria, as cores e a fantasia, que caracterizam a arte popular e o viés erudito do armorial” – curadora Denise Mattar

De 31 de maio a 13 de junho, o público terá um contato ainda mais profundo com este movimento. Período em que espetáculos musicais e conversas sobre a arte armorial entram na programação da exposição, que fica ambientada no CCBB Rio de Janeiro até 27 de junho, mês em que Suassuna completaria 95 anos.

O curador musical é o reverenciado artista Antônio Madureira, um importante representante do movimento desde o seu surgimento, tendo sido convidado por Ariano Suassuna para produzir os arranjos e conduzir a orquestra armorial. Faz, até hoje, a conexão da música armorial pelo Brasil. Madureira leva ao público da mostra músicos instrumentais de altíssima qualidade, nos encontros musicais.

A exposição

Dança de Zabumba, de J.Borges, década de 1970, xilogravura – Foto: Divulgação

A exposição está organizada em núcleos, ambientada nas salas do segundo andar do CCBB Rio de Janeiro. Em cada um deles, foi definido um tratamento expográfico exclusivo que traz à tona a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina, tal qual idealizado por Ariano Suassuna. E, conforme explicitado pela produtora Regina Rosa de Godoy, de forma mágica, lúdica e plena de humor.

O texto de apresentação, assinado por Denise Mattar, é o primeiro passo da imersão do visitante no fascinante universo da arte Armorial. O núcleo “Ariano Suassuna, Vida e Obra” traz uma completa cronologia ilustrada, livros e manuscritos do autor. e vídeos de suas famosas aulas-espetáculos.

Um mergulho cultural, enfim, no fértil e amplo imaginário criativo do mestre. Nesta etapa, também ganha destaque o alfabeto sertanejo, criado por Ariano com base na pesquisa ferros do Cariri, uma heráldica sertaneja.

No outro núcleo, denominado Armorial Fase Experimental, o visitante entrará em mais um ambiente repleto de cultura e tradições. Agora, navegando pela música, Fernando Lopes da Paz dança e artes plásticas.

A exposição resgata, neste momento, por exemplo, o trabalho da orquestra e do quinteto armorial, grupo que surgiu com o movimento, em 1970, e atuou até 1980, com grande sucesso, criando uma música de câmara erudita com influência popular.

Mais de Cultura