Cultura

Filme japonês favorito ao Oscar, “Drive My Car”, estreia no Brasil; RG já assistiu

Share

“Drive My Car” estreia no Brasil nesta quinta-feira – Foto: divulgação

Escrito sob a perspectiva da desilusão e do luto, “Drive My Car” fala sobre amor, desejo, culpa e a passagem do tempo em um drama pesado, mas que surpreende com uma mensagem de esperança. Os mesmos temas também são centrais na peça de Tchécov, “Tio Vânia”, que é trabalhada pelo filme em um enredo que entrelaça narrativas teatrais e cinematográficas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O longa japonês, dirigido por Ryusuke Hamaguchi, parece ser dividido em atos tal qual uma peça de teatro. E talvez por isso mesmo tenha três horas de duração, ele definitivamente não poupa tempo para mostrar as transformações dos personagens. Inspirado no conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que dividem o luto e a culpa enquanto enfrentam o passado.

Na história, um ator que já atingiu o auge de sua carreira é convidado a dirigir a montagem de “Tio Vânia”, do dramaturgo e escritor russo Anton Tchécov, em um festival de teatro em Hiroshima. Acostumado a repassar suas falas no carro, Yusuke Kafuku pede para ficar a uma hora de distância do local dos ensaios, sem saber que durante sua estadia não poderá dirigir.

Still de “Drive My Car” – Foto: divulgação

O antigo carro em que se desloca é conduzido pela discreta jovem Misaki, e é lá que ambos enfrentam seus sentimentos reprimidos. Enquanto ele reflete sobre a morte inesperada de sua mulher e os segredos que ela guardava, a motorista tem seus pensamentos ocupados pela mãe, responsável por lhe ensinar a dirigir, e que também já se foi.

Em um processo lento de abertura e descoberta, o filme parece seguir o ritmo da vida real sem deixar com que o espectador perca o interesse. Com um roteiro bem construído, quem vê os primeiros 30 minutos pode achar que sabe tudo o que vai acontecer depois, mas continuar assistindo leva a uma deliciosa surpresa. Ou algumas delas, já que os momentos inesperados do filme são vários.

Para isso, também é preciso assistir à obra sob diferentes perspectivas, vasculhando suas camadas. No plano de fundo da história de dor e culpa dos protagonistas, “Drive My Car” fala sobre a diversidade de linguagens. No enredo, o diferencial de Kafuko como profissional é a técnica de atuação, que inclui diferentes idiomas em um mesmo espetáculo: os personagens falam japonês, inglês, mandarim, coreado e libras enquanto uma tela apresenta legendas em cada língua.

O longa japonês já ganhou diversos prêmios – Foto: divulgação

Nesse contexto, porém, a linguagem se sobressai ao idioma e independente das legendas, ou mesmo no silêncio, o foco do filme se torna como cada personagem lida e fala sobre sua bagagem emocional. E por mais que a peça se proponha a ser universal a partir da diversidade de línguas, a mensagem final do filme parece ser que a única linguagem verdadeiramente universal é o amor.

Um dos favoritos ao Oscar com quatro indicações, “Drive My Car” já vem sendo reconhecido desde sua premiére no festival de Cannes em 2021, onde ganhou como melhor roteiro adaptado e melhor filme da crítica internacional e júri ecuménico. No Critic’s Choice Awards, no BAFTA e no Globo de Ouro, o diretor levou a estatueta de melhor filme estrangeiro. 

Embora o filme tenha poucas chances de repetir o feito de “Parasita” e levar o principal prêmio do Oscar, ele tem grandes chances em outras categorias e Ryusuke Hamaguchi não deve sair de mãos abanando do evento. No Brasil, o filme estreia nos cinemas nesta quinta-feira (17.03) e vale a pena assistir suas três horas de duração.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024