Top

Exposição imersiva “Beyond Van Gogh” chega ao Brasil

Exposição “Beyond Van Gogh” chega ao Brasil nesta quinta-feira – Foto: divulgação

Depois de impressionar e encantar o público em diversos países do mundo, e ser vista por mais 10 milhões de pessoas, a exposição imersiva “Beyond Van Gogh” chega ao Brasil nesta quinta-feira (17.03). A mostra poderá ser visitada no MorumbiShopping, em São Paulo, e, a partir de 21 de julho, vai para Brasília, no Park Shopping.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com o auxílio de projeções, a exposição utiliza luzes, cores e música para levar o visitante em uma viagem extraordinária e envolvente para dentro das obras do famoso pintor holandês. Um pavilhão de 2.200 metros quadrados foi construído estacionamento do piso G4 do MorumbiShopping para abrigar a experiência.

A trilha sonora contemporânea que inclui nomes como Miles Davis, Pat Metheny, John Hopkins e o vencedor do Oscar Alexander Desplat, se combina com sonhos, pensamentos e palavras do artista. Dessa forma, a mostra conduz a uma nova apreciação do trabalho de Van Gogh e traz uma reflexão de como ele continua influenciando a arte no mundo todo.

O caráter imersivo da mostra tira as obras das molduras e as projeta nas paredes – Foto: divulgação

“Beyond Van Gogh” será inaugurada no Brasil exatamente 121 anos depois da primeira grande retrospectiva da obra do pintor em Paris, no dia 17 de março de 1901. Na época, foi a mostra organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, que herdou as telas do mestre, que o deixou realmente conhecido e atraiu críticos de toda a Europa. A versão brasileira também faz parte das comemorações oficiais do Aniversário de 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi influenciada pela obra do artista.

Vivida por milhões de pessoas ao redor do mundo, a experiência “Beyond Van Gogh” usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária. A todo, a mostra apresenta cerca de 350 obras do artista que, livres de molduras, ganham vida e fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar diferentes paisagens.

Depois de São Paulo a exposição segue para Brasília – Foto: divulgação

Para isso, a configuração de projeção brilha por meio de 332.000 lumens – que determina a
intensidade da luz – de 40 projetores, cada um classificado para 10.000 lumens. Cada projetor, por sua
vez, se conecta a um dos 12 computadores com monitores utilizando a premiada tecnologia
“Watchout” de várias telas. O sofisticado equipamento utiliza três distribuições completas que
ultrapassam 100 amperes com 1000 metros de cabos e mais de 400 metros de estrutura suspensa e
mais de 500 metros quadrados de tecidos espalhados por todo o pavilhão, para transformá-lo em uma
grande tela móvel.

Van Gogh foi um pintor holandês que só foi reconhecido após sua morte – Foto: divulgação

A experiência brasileira ainda conta com outras atividades  como teatro e gastronomia, Van Gogh for kids, dança, flash mobs e virada zen. Para saber mais ou comprar seu ingresso acesse o site da exposição.

Mais de Cultura