Top

Xand Avião: “Quando não estou fazendo música, estou fazendo algo que termine em música”

Xand Avião fala sobre carreira e próximos projetos – Foto: divulgação

Prestes a completar 20 anos de carreira em outubro deste ano, Xand Avião não dá indícios de que vai parar tão cedo. O cantor e compositor, que se reinventa a cada novo trabalho, diz estar preparando um projeto inovador para comemorar os anos na estrada. “Um Xand Avião que ninguém ainda viu”, afirma ele. Até lá, o artista está focado na turnê “Viva La Vida”, com a qual deve rodar o Brasil, e nos trabalhos como empresário.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Que a pandemia teve um grande impacto no setor dos shows ninguém duvida, mas a incerteza da volta à rotina só piorou. “Quando a gente estava começando a engatar novos shows, tivemos que parar. Tínhamos 12 marcados para o carnaval e no fim acabamos só com dois”, conta Xand, que voltou a se apresentar no fim do ano passado e teve que parar novamente no início de 2022.

Agora, o cantor retorna com a turnê “Viva La Vida”, que leva o título do seu álbum lançado em setembro de 2021. Segundo ele, o projeto foi feito durante a pandemia e tinha como objetivo mostrar um pouco do lugar onde ele passou seu tempo de isolamento, levando as pessoas para perto de alguma forma, ainda que não como uma plateia presencial.

“Essa frase ‘Viva La Vida’ é uma frase que eu falo sempre e eu quis mostrar a importância disso nesse tempo. Tem um lugar lá em Fortaleza, onde eu moro, com uma lagoa, aí eu montei o palco dentro dela e gravei lá mesmo”, comenta ele sobre o projeto.

Ao olhar para as conquistas e o lugar em que está na carreira, Xand conta que nunca imaginou chegar onde chegou. “Quando eu comecei na música foi pelo amor, pela vontade de ser músico, não necessariamente ser cantor, tanto que no início eu trabalhava em banda como percussionista”, diz.

Como cantor, seu primeiro destaque foi na banda Aviões do Forró, quando, em menos de um ano, estourou nacionalmente a música “Coração”. Foi aí que seu mundo virou de ponta cabeça, o artista que até então só conhecia o nordeste começou a rodar o Brasil todo fazendo shows.

Xand Avião completa 20 anos de carreira em 2022 – Foto: divulgação

Esse foi apenas o primeiro ponto de virada de uma trajetória marcada por vários destaques. “São 20 anos de carreira mas de uma carreira sólida, modéstia parte. Quando se fala em forró tem que se falar em Aviões e eu tenho muito orgulho disso”, afirma ele, que sempre gostou e quis trabalhar com o gênero musical nordestino. 

Tendo conhecido Luiz Gonzaga aos 6 anos, Xand ficou encantado pela música, ainda que, na época, não entendesse muito bem como as coisas funcionavam. “E quando eu cresci, de tanto o meu pai ouvir forró, eu quis cantar forró também.”

Hoje, o artista já entende muito mais do meio musical e sabe como se destacar. Além do sucesso de “Coração”, ele já emplacou diversos outros hits, e chegou a ter o primeiro forró a ganhar como melhor música do carnaval, em Salvador.

“Dizem que eu sou um cantor que se reinventa a cada ano, por isso não posso falar só de um marco na minha carreira porque foram vários”, explica. 

Mas isso não significa que sempre foi fácil, Xand disse que teve muito receio ao ir para a carreira solo. A banda Aviões do Forró sempre teve a cara de dois cantores, ele e Solange Almeida, e ao se ver sozinho a insegurança acabou batendo. Embora também não tenha durado muito, já que em um mês nessa nova configuração lançou “Mãos Atadas”, que conquistou o Brasil mais uma vez.

“Agora vão fazer seis anos já que eu estou na carreira solo e acho que a principal mudança para mim foi a possibilidade de poder brincar mais, pude fazer tudo que eu tinha vontade”, diz ele que se define como cantor, não só como cantor de forró. O fato de não se prender a um estilo fez inclusive com que ele estourasse nacionalmente músicas como “Casal Raiz” e “Algo Mais”, que tem outra pegada.

Mesmo já tendo conquistado muita coisa, Xand conta que um sonho que ainda quer realizar é cantar com Roberto Carlos. Independente da situação, em um especial de fim de ano ou em uma parceria qualquer, como um verdadeiro fã, ele só quer ter a oportunidade de cantar com seu ídolo. Se o gosto do forró veio do pai, a paixão por Roberto Carlos veio da mãe.

Além da trajetória na música, o artista também falou sobre sua empreitada como empresário. Dono de dois restaurantes em Fortaleza, ele se prepara para abrir outros pelo Brasil. E como mesmo “quando não estou fazendo música, estou fazendo algo que termine em música”, Xand também tem gerenciado a carreira de artistas como Zé Vaqueiro, Nattan e Mari Fernandez, que têm se destacado nacionalmente.

Mais de Cultura