Top

1ª ArtSampa acontece na Oca do Ibirapuera de 16 a 20 de março

“Preterido pelo tempo, obra de Andrey Rossi – Foto: Divulgação

Em 2022, a Oca do Ibirapuera sediará sua primeira feira de arte. Trata-se da 1º edição da ArtSampa, versão paulista da ArtRio, comandada há 11 anos por Brenda Valansi, e que acontece entre os dias 16 e 20 de março. Com formato híbrido, que possibilita visitar a feira de forma presencial ou virtual, o evento na capital paulista promete ser mais intimista e conciso, com um número enxuto de galerias participantes e projetos especiais que conversam com a arquitetura da Oca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Apesar de nomes bem estabelecidos figurarem entre as quase 40 galerias selecionadas para a feira, o destaque vai para as galerias jovens, com menos de dez anos, que estarão presentes em peso no evento. Nesta última categoria, estão galerias como Aura, Central, Janaina Torres, OMA e Sé, que representam artistas cujas carreiras estão em fase de consolidação.

“Cabeças”, obra de Giovani Caramello – Foto: DIvulgação

Para a OMA Galeria, fundada em 2013, é papel fundamental de uma galeria trabalhar para inserir novos talentos no circuito de arte. A OMA levará para a feira obras de três jovens artistas em ascensão: Andrey Rossi, Giovani Caramello e Marjô Mizumoto. Rossi, que recentemente teve obras incorporadas ao acervo do MAR, do MAM-RJ e do MAC-RS, cria telas que mostram ambientes em ruínas, abandonados aos efeitos da passagem do tempo, cuja degradação se contrapõe a indícios da presença humana.

Caramello participou de exposições no CCBB-SP e na Caixa Cultural de Salvador, e cria esculturas hiper-realistas que retratam questões relacionadas ao tempo e à efemeridade de sentimentos, experiências e até da própria vida, propondo reflexões sobre a impermanência.

“Miss Empatia”, obra de Marjô Mizumoto – Foto: Divulgação

Marjô cria retratos a óleo que ilustram personagens do dia a dia, inseridos em ambientes quase cenográficos, misturados a elementos do universo pop. A artista foi contemplada com o 11º Prêmio Dasartes em 2021.

Entre as programações especiais da ArtSampa também está o Mira, projeto de vídeo-arte que exibe trabalhos de artistas consagrados e talentos emergentes. Com curadoria de Victor Gorgulho, os vídeos serão projetados no auditório do subsolo da Oca e também no 2º pavimento, no interior da cúpula da construção. Um dos vídeos selecionados foi “Cena”, do artista Renan Marcondes, onde o artista tenta movimentar um corpo inerte vestido como Andy Warhol. Os ingressos para a feira podem ser adquiridos através do site oficial da ArtSampa.

“Cena”, obra de Renan Marcondes – Foto: Divulgação

Mais de Cultura