Top

MAC USP apresenta a mostra gratuita “Lugar-Comum”

Obra de Carmela Gross – Foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) apresenta a exposição “Lugar-Comum”, que de maneira colaborativa reúne curadores e artistas para uma nova abordagem sobre o acervo do museu. Desenhada como um work in progress, a mostra se realiza em três atos ao longo de cinco meses, resultando em três diferentes experimentos de curadoria compartilhada entre as curadoras, os artistas e interlocutores convidados. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Aqui “lugar-Comum” é entendido como aquilo que pertence à vida cotidiana e se transfigura ao integrar as obras de arte. Ao mesmo tempo, outro sentido se sobrepõe a este pela possibilidade de criação de um “lugar em comum”, negociado entre os membros do grupo e construído no enfrentamento das alteridades.

Obra de Ding Musa – Foto: Divulgação

No primeiro ato, a partir deste 12 de março, a exposição apresenta 15 obras do acervo do museu, selecionadas pelas curadoras Ana Magalhães, Helouise Costa e Marta Bogéa. São trabalhos de Carmela Gross, Ding Musa, Emmanuel Nassar, Jessica Mein, Laércio Redondo, Marcelo Zocchio, Nina Moraes, Rodrigo Bivar, Rogério Ghomes, Rommulo Vieira Conceição, Rosângela Rennó e Gustavo Von Ha. 

A partir de 9 de abril, o segundo ato traz a reflexão dos artistas a respeito de suas obras em diálogo com seis

convidados: Claudinei Roberto, Claudio Mubarac, Paulo Pasta, Paulo Garcez, Regina Silveira e Tadeu Chiarelli. Desse encontro, os artistas escolheram livremente outras obras do acervo do museu, que ao serem inseridas na exposição estabelecem interlocuções ou contrapontos capazes de gerar outros sentidos não previstos.

Obra de Emmanuel Nassar – Foto: Divulgação

Por fim, na terceira e última etapa, a partir de 20 de agosto, todo o grupo envolvido na exposição seleciona, coletivamente, as obras que completam o conjunto, dando-se por finalizado o processo. “Lugar-Comum” coloca em discussão a autoridade curatorial do museu, a relação entre arte e vida cotidiana e as possibilidades de renovação de um acervo institucional a partir de novas leituras resultantes dos diálogos possíveis entre diferentes modos de ver o mundo.

Obra de Jessica Mein – Foto: Divulgação

MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo.

Mais de Cultura