Top

Alessia Cara vem ao Brasil pela primeira vez para Lollapalooza

Alessia Cara se apresenta no Lollapalooza no dia 26 de março – Foto: divulgação

O nome artístico facilita a pronúncia, mas Alessia Caracciolo, ou Alessia Cara como é mais conhecida, não esconde de onde veio. Canadense com ascendência italiana, a cantora, compositora e instrumentista começou sua carreira em 2014 e já está em seu terceiro disco. Com show marcado no Lollapalooza 2022, Alessia contou em entrevista ao RG que está animada para conhecer o Brasil e que ama bossa nova.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Sou muito influenciada pela música brasileira, especificamente a bossa nova, então mal posso esperar para estar perto disso”, diz ela, que ressalta sua admiração pela dualidade desse gênero musical. A influência é tanta, que a artista contou ter algumas faixas de seu último álbum, “In The Meantime”, nessa pegada.

Para além dos instrumentos e das melodias semelhantes, Alessia diz que até suas letras remetem à bossa nova. O gênero musical é característico por explorar a ambiguidade entre felicidade e tristeza, algo que ela também costuma fazer em suas composições.

A cantora ainda falou que os fãs podem esperar algumas referências brasileiras em seu show, que será equilibrado entre momentos apenas voz e violão e outros que envolvem a banda toda. “É difícil preparar um setlist para um lugar que você nunca foi, porque ao mesmo tempo em que quero tocar todas as minhas músicas novas, preciso ter em mente que eles também não ouviram nenhuma das antigas”, afirma.

Alessia tocará no segundo dia do Lollapalooza, 26 de março, e diz que vai tentar misturar um pouco de seus hits clássicos, como “Here” e “Scars to Your Beautiful”, com seus trabalhos mais recentes. Depois do show, a cantora ainda ficará no Brasil e quer aproveitar mais da cultura, das pessoas e da música brasileira. “Por sorte, vou ficar mais tempo do que costumo, então vou ter bastante oportunidade de explorar, quero muito conhecer Ipanema.”

Cantora e compositora canadense vem ao Brasil pela primeira vez – Foto: divulgação

Como nunca esteve no País, a artista fez um esforço para adequar sua agenda e conseguir ficar alguns dias a mais por aqui. “Minhas expectativas são que os lugares sejam tão bonitos quanto falam, e que o clima esteja bom para aproveitar, quem sabe até ir à praia”, diz. Além do Brasil, esta será a primeira vez da artista em toda a América do Sul, e ela também vai aproveitar a viagem para se apresentar no Chile e na Argentina. 

Aos 25 anos, sendo cerca de oito deles dedicados à carreira, é de se esperar que muita coisa tenha mudado na vida de Alessia. A garota que escreveu seu primeiro álbum aos 16 anos e ganhou um Grammy na categoria de artista revelação em 2018 já não é mais a mesma, e é toda essa maturidade que ela traz em seu último disco. 

“Eu comecei a ir com mais calma na minha carreira, aprendi a dizer não para algumas coisas e ir mais devagar. Acho que a gente vive em um mundo que é muito sobre produzir conteúdo todos os dias, o tempo todo, mas agora eu prezo mais por qualidade do que por quantidade”, explica ela sobre o novo momento que vive. 

Segundo a cantora, essa foi uma lição que aprendeu também com a pandemia, que mostrou a importância de ir com calma. “No fim das contas o mais importante é ser feliz com a simplicidade e aproveitar o momento”, ressalta. 

Sobre as coisas que continuam as mesmas desde que começou sua trajetória como artista, Alessia falou das pessoas que seguem ao seu lado e seus princípios. Mas destacou a única constância verdadeira nisso tudo: ela. Apesar do tempo e do amadurecimento, ela continua sendo a mesma Alessia Caracciolo de sempre.

Mais de Cultura