Top

Gabie Fernandes: “Descobri que falar de amor era minha missão”

Gabie Fernandes se prepara para lançar segundo livro – Foto: Letícia Allo

Temática universal, o amor pode ser experienciado de diversas formas, mas de um jeito ou de outro, todos têm algum tipo de vivência com ele. É por isso que Gabie Fernandes adotou o assunto como a principal pauta de sua vida, dividindo suas histórias e aprendizados com as pessoas. A artista já tem um livro intitulado “23 Motivos Para Não Se Apaixonar”, e se prepara para lançar o segundo volume. Além de ter estreado recentemente o podcast “Clube do Pé na Bunda”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Como diversas pessoas, Gabie conta que já foi muito desacreditada no amor. Depois de um relacionamento longo, que apenas tempos depois ela entenderia como abusivo, a atriz criou uma barreira para esse sentimento. Algo que só mudaria após uma aula de biodança, feita a convite da tia, e que tem como objetivo ajudar quem participa a, de certa forma, entrar no ritmo da vida.

“Na época a gente fez um exercício que consistia em andar pelo ambiente, fixar o olhar em uma pessoa por alguns segundos e abraçá-la. Tinham várias senhoras na minha turma e, depois da troca de olhares, uma delas veio me abraçar, e foi um abraço tão bonito e verdadeiro que a única coisa que eu senti foi amor”, explica. 

Dessa forma, ela percebeu que colocava esse sentimento em um lugar que a fazia esquecer de todos os outros amores. “Depois que eu entendi que o amor é uma coisa muito maior e que eu nunca na minha vida ia deixar de amar, queria que as pessoas entendessem isso também”, diz ela sobre como viu sua vida se voltando para o tema quase como em uma missão.

O livro “23 Motivos Para Não Se Apaixonar” surgiu a partir daí. Gabie conta que foi listando e escrevendo sobre todas as razões que tinha para não amar e refutando cada uma delas. “Eu quis falar sobre amor, não necessariamente sobre o amor romântico, mas também percebi que quando você tem uma experiência agradável com o amor no geral, você tem relações românticas mais saudáveis.”

Ainda nessa temática, a escritora falou que tem planos para lançar um segundo livro em 2022. Porém, como ela já havia feito 23 textos sobre o amor, a inspiração do próximo volume demorou um pouco para surgir e veio meio por acaso, graças a um motorista de Uber.

Gabie Fernandes estreia podcast sobre términos – Foto: Letícia Allo

Na volta da casa de uma amiga, que foi fazer companhia após um término, ela teve a conversa que precisava para escrever o segundo livro. “Depois que expliquei o que tinha ido fazer o motorista resolveu me contar a história dele com a ex-esposa durante o caminho e quando chegamos na minha casa ele desligou o aplicativo se recostou e chorou”, relembra ela que depois da conversa deu um exemplar de “23 Motivos Para Não Se Apaixonar”, para ele junto com seu contato.

Dias depois ela recebeu uma mensagem do motorista dizendo que tinha lido seu livro e que um texto específico havia o ajudado a deixar a ex-mulher ir, e que agora ele estava preparado para viver novas histórias. “E eu pensei: as pessoas não precisam só falar sobre um amor saudável, elas também precisam falar sobre um término saudável”, afirma. É por isso que seu próximo livro se chama “23 Motivos Para Nunca Te Esquecer”.

Outro projeto recente de Gabie é o “Clube do Pé Na Bunda”, podcast do Spotify que apresenta ao lado de  Igor Pires e João Doederlein. O programa, que estreou em janeiro, traz histórias sobre términos de relacionamentos enviadas pelos próprios ouvintes, e são comentadas pelos hosts que dão dicas e compartilham suas próprias experiências.

Para a escritora, o convite do Clube foi perfeito, já que além de debater relacionamentos e amor ela pode fazer isso de uma forma leve e engraçada. “Nos livros falamos sobre isso de um lugar quase como se não sofrêssemos com aquilo, e no podcast eu acho que quebra um pouco essa ideia”, conta ela, que também ressaltou a importância do programa em mostrar que não se está sozinho nessa.

A garota, que chegou a fazer faculdade de engenharia quando era mais nova, nunca pensou que sua vida tomaria o rumo que tomou. “Eu não tinha o sonho de ser artista porque não tinha a referência, mas depois que comecei nunca mais quis outra coisa”, afirma. Ela entrou para o curso de cênicas e tem o teatro presente em sua vida até hoje.

Porém, o ponto de virada da sua carreira veio mesmo como youtuber, quando criou o canal “Depois das Onze”, há mais de oito anos, com a amiga. “Essa foi uma das maiores e melhores coisas da minha vida. A gente começou apenas pela vontade de fazer algo juntas e acabou crescendo, foi quando eu resolvi apostar todas as fichas nisso”, conta.

Escritora, atriz, youtuber e agora podcaster, Gabie conta que tem planos futuros para cada uma dessas profissões que, de certa forma, se equilibram e se complementam. Todas elas precisam de inspiração e criatividade, e partem dessa necessidade de colocar algo para fora.

Mais de Cultura