Top

MIS Experience abre maior mostra de Portinari já feita sobre o pintor

Foto: Divulgação

Por Maiara Tissi

O MIS Experience, em São Paulo, abriu no último sábado (05.03), a exposição “Portinari Para Todos”. No evento de abertura, que contou com a presença de João Cândido Portinari, do curador Marcello Dantas e do governador João Dória, foi celebrada a vida e obra do pintor. A mostra faz parte do calendário oficial de comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, promovido pelo governo paulista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um dos artistas brasileiros de maior destaque, Portinari teve grande parte de sua carreira dedicada ao retrato da classe trabalhadora, dos festejos populares e da realidade periférica. Sempre com muita autenticidade e enaltecendo a essência e brasilidade do povo, o pintor foi responsável pela realização de obras como “Baile na Roça” (1923), “Retirantes” (1944) e “Meninos Soltando Pipa” (1947). Seus diversos retratos, quadros e murais já foram exibidos e reconhecidos por todo o mundo. 

Foto: Divulgação

Na exibição que inicia temporada no MIS Experience, Portinari pode ser visto de uma maneira inédita por meio de recursos audiovisuais e sonoros imersivos. A experiência proposta pelo espaço inclui mais de 150 pinturas que são apresentadas por meio de diferentes tecnologias, em três áreas expositivas. Podem ser encontradas na visita com o uso da tecnologia as mais famosas de sua coleção, tais como “Mestiço” (1934), “Lavrador de Café” (1934) e “A Primeira Missa no Brasil” (1948).  

Foto: Maiara Tissi

No salão que abre a exposição “Portinari Para Todos” é possível se deparar com alguns de seus instrumentos de trabalho e alguns dos diversos retratos que fez de seus amigos e colegas, dentre eles as maiores personalidades do Brasil da época – e de todas as épocas. Estão ali pinturas de Mário de Andrade, Pagu, Graciliano Ramos, Manoel de Barros, entre tantos outros. Além, é claro, dos inúmeros retratos que fez de sua esposa, Maria. 

É dedicada a ela a primeira imersão digital oferecida pela exposição. “A Maria de Portinari” abre um corredor para o coração e relacionamento do casal. De maneira lúdica, acompanhamos diversos de seus retratos, que ganham vida com efeitos de vídeo e com gravações da voz de Maria, que narra momentos de sua vida ao lado do marido e da família.

Foto: Divulgação

“Portinari para todos” mostra, em seguida, como a vida social de Portinari influenciou não apenas suas obras, mas também os lugares onde elas chegaram. Apresentando os lugares pelo Brasil e pelo mundo que seus trabalhos alcançaram, é possível compreender melhor suas intenções e como foi percebido ao longo da vida. É o caso das obras que estão na Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, e do painel de “Guerra e Paz” na ONU. 

No mesmo salão, há ainda uma proposta de interatividade, em que o público pode montar outros retratos feitos pelo artista, como o de Maria Clara Machado e de Jorge Amado. No mesmo ambiente, é possível também “pintar” uma das paredes de forma digital, um momento de Portinari para si.

Foto: Maiara Tissi

A exibição tem seu ponto alto no espaço que dá nome à experiência que nos é convidada pelo MIS. Telas imensas, que unidas compõem uma visão 360º de obras que aparecem e viajam ao redor do público, e uma trilha sonora imersiva, é feito um mergulho digital e muito real pelas obras de Portinari. O grande espaço permite que o público ande ao redor, se sente em sacos de café distribuídos pela sala e possa pausar, para ver, ouvir e aproveitar diversos momentos da carreira do pintor. 

Foto: Divulgação

Para fechar a exposição, “O Projeto Portinari” aproxima as crianças da exibição e uma série de vídeos documentais mostram conquistas e processos do pintor, assim como bastidores e momentos de seu trabalho.

Foto: Maiara Tissi

Fazendo jus ao nome, a exposição “Portinari Para Todos” abre a experiência para todo tipo de público, seja para quem entra para conhecer o artista ou para quem vai revisitar sua obra de uma maneira nunca vista antes. Nessa jornada, todos podem compreender o que o torna um artista especial, além de refletir, como ele pretendia, sobre o Brasil retratado ali e o que ainda hoje o representa.

Foto: Divulgação

“Portinari Para Todos” segue sua programação em São Paulo até o dia 10 de julho.

MIS Experience – Rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca, São Paulo. 

Site oficial: www.portinariparatodos.com.br.

Mais de Cultura