Top

Youtuber e influenciadora com Síndrome de Down, Samanta Quadrado estreia como atriz

Samanta Quadrado é youtuber, influenciadora e atriz – Foto: Vinicius Bertoli

“Sou uma mulher com Síndrome de Down, tenho 34 anos e me chamo Samanta Quadrado”, começa de forma direta a youtuber e influenciadora digital também conhecida como Sassá Quadrado. Há quatro anos cuidando do “Canal da Sassá”, no YouTube, a influenciadora estreou recentemente como atriz na novela das 21h da Rede Globo, “Um Lugar ao Sol”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nascida em São Paulo, a artista conta que chegou a fazer um acompanhamento para melhorar sua comunicação com foco em teatro. Porém, ela não foi para a carreira de atriz logo de cara: chegou inclusive a trabalhar como auxiliar administrativa até 2014. “Nessa época, já estava com o Breno Viola, que é meu noivo. Viemos para o Rio de Janeiro há quatro anos”, conta. 

Foi também depois da mudança de cidade que a atriz conheceu Vinicius Bertoli, fotógrafo e cineasta com o qual trabalhou algumas vezes até que se tornou seu empresário. Junto a ele, Samanta passou a construir diferentes personagens para suas redes sociais, e foi a partir daí que surgiu o “Canal da Sassá”

A atriz interpreta Mel em “Um Lugar ao Sol” – Foto: Vinicius Bertoli

Nele, a youtuber fala sobre seu dia a dia, focada na inclusão da pessoa com deficiência mental. “Quero ajudar outras pessoas com Síndrome de Down. Que me vendo na novela vocês vejam que tem que levantar mais a bandeira”, afirma. 

Em “Um Lugar ao Sol”, obra protagonizada por Cauã Reymond, Alinne Moraes e Andréia Horta, Samanta dá vida a Mel, personagem que é filha de Otávio Müller e Claudia Mauro. No enredo da novela de Lícia Manzo, a jovem com Síndrome de Down tem pais separados e luta por sua independência e autonomia. “Estou muito feliz com a novela. No meio das gravações fui ajudar o ator Otávio Müller, ele se perdeu no texto e eu disse que iria ajudá-lo.”

Animada com a repercussão do público na internet, a atriz conta que já tem um número maior de seguidores nas redes sociais depois disso. “É uma experiência nova para mim, estar sendo reconhecida assim, isso é muito legal”, diz ela, que gostaria de continuar trabalhando como atriz.

Estreando como atriz na TV, Samanta já atuava no “Canal da Sassá” há quatro anos – Foto: Viniciu Bertoli

Sua primeira experiência com a televisão aconteceu nos anos 1990, quando foi assistir a um programa da TV Cultura. Desde então, ela se preocupa com a representatividade nesses ambientes, até porque demorou para ter oportunidades como a da novela. “Consegui esse papel pelo meu canal, minha assessoria que entrou em contato com a produção da novela”, conta. 

A atriz também contou que para interpretar Mel precisou ficar um tempo sem mexer no cabelo e emprestou um de seus óculos para a personagem. Além de não poder passar muita maquiagem para as filmagens, já que seu papel era de uma menina 10 anos mais jovem.

“Um Lugar ao Sol” já está na reta final, mas ainda é possível ver Samanta brilhando por lá. No mais, a influenciadora diz que manterá o foco em seu canal do Youtube em 2022.

Mais de Cultura