Cultura

Exposição interativa “Darwin, o Original” chega ao Brasil

Share

Foto: Renata Teixeira

Por Maiara Tissi

Após temporada em Paris, a exposição interativa “Darwin, o Original”, inédita no Brasil, chega ao Sesc São Paulo, mas especificamente ao Sesc Interlagos, onde ficará em cartaz a partir deste sábado (05.03) até 11 de dezembro. A exibição segue uma viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as reviravoltas científicas que ele ajudou a criar ao elaborar sua teoria da evolução das espécies. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra marca um novo capítulo da parceria entre o Sesc São Paulo e a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou originalmente a exposição em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França. Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, trazer a exposição ao Brasil evidencia a importância do conhecimento científico que transborda em desenvolvimento social, político e cultural, reiterando o caráter educativo das ações da instituição. 

Foto: Renata Teixeira

“Que possamos, ao tomar ciência do significativo papel desse território de saberes na manutenção de nossa qualidade de vida, colaborar para a construção de futuros mais acolhedores e sustentáveis para as atuais e próximas gerações”, conta o diretor. ‘Darwin, o Original’ conta com curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar.

Ao longo da exposição é possível presenciar o contraste de dois universos: um predominantemente histórico, configurado no uso sistemático de reproduções de imagens do século 19, e um contemplativo, que permite que o tema da ciência evolutiva atual seja compreendido de forma diferente e com diversos conteúdos interpretativos atemporais.

Foto: Renata Teixeira

O que esperar da exposição

Entre os diferenciais do evento, sua interatividade acontece desde a entrada do visitante, que é imerso na mente e imaginação do cientista, referenciadas pelo último parágrafo da primeira edição de seu livro. Ao andar pelo percurso expositivo, a imersão acontece para se conhecer as diversas facetas do icônico autor de A origem das espécies: o naturalista, o biólogo, o pai, o humanista, o antiescravagista e o pioneiro da etologia animal e humana.

O público é guiado, a partir de então, por uma jornada que envolve e o acompanha na descoberta do trabalho de Darwin e do imaginário do período vitoriano. Com estações, compostas por filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos, é possível explorar as referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade da época em que o cientista viveu, além de elementos cronológicos de sua vida familiar. Por meio da observação e interação, mas também através de um roteiro de visita, o trajeto segue pelos diferentes temas da exposição.

Foto: Renata Teixeira

Uma das principais contribuições de “Darwin, o Original” é mostrar ao público não especializado como o legado do naturalista britânico foi fundamental para o desenvolvimento da ciência atual ao abordar uma variedade de campos, como zoologia, botânica, geologia, paleontologia, antropologia, geografia e, claro, história. Buscando confrontar as ideias de Darwin com o que a ciência evolutiva apresenta hoje, a mostra sintetiza os avanços, contestações, confirmações e dimensões do pensamento do cientista.

Darwin e o Brasil

Especialmente criada pelo Sesc para integrar a exposição “Darwin, o Original”, a sala Darwin e o Brasil tem curadoria de Leda Cartum e Sofia Nestrovski (pesquisadoras, roteiristas e apresentadoras do podcast de ciências e livros Vinte Mil Léguas) e consultoria de Flávia Natércia (pós-doutora em divulgação científica pela Unicamp-SP).

Dentre diversas obras, peças interativas e vídeos, o espaço traz uma “coluna do tempo”, desenvolvida pelo artista visual Márcio Ambrósio, que permitirá ao visitante olhar para o tempo em camadas: um tempo vertical, e não horizontal. Um botão acende uma sequência de luzes na coluna, revelando a porção da coluna relativa à camada de tempo a que um determinado objeto pertence.

O público poderá conhecer outras eras geológicas do Brasil, por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena, além de amostras de terra do próprio Sesc Interlagos. Serão explorados o Brasil do século 19 e a visita de Darwin e de outros viajantes para nosso território (especialmente o Sudeste brasileiro). A sala também busca direcionar o olhar do visitante para o entorno da unidade, trazendo uma representação da Cratera de Colônia, no extremo sul de São Paulo.

Foto: Renata Teixeira

Em todo o espaço, será possível escutar os improvisos feitos pelo clarinetista Luca Raele, inspirados nos cantos dos pássaros brasileiros. A obra traduz musicalmente o conceito da sala a partir de um olhar darwiniano para o contexto e o momento presente.  Ao revisitar e reler eventos do passado e conectá-los com o território e a realidade do presente, o módulo acaba por propor aos visitantes um olhar – darwiniano – para o futuro.

Sesc Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo.

Foto: Renata Teixeira

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024