Top

RS: Thiago Toes estreia individual no Espaço Cultural Correios 

Obra de Thiago Toes – Foto: Filipe Berndt

A reflexão sobre a nossa presença e passagem pelo universo permeia a pesquisa recente do artista Thiago Toes. Em suas pinturas, desenhos, esculturas e instalações ele leva ao público uma multiplicidade de sentidos, cores e espectros. E é uma síntese dessa pesquisa que o artista exibe na mostra “Na Fissura do Tempo”, individual em cartaz a partir de 5 de março no Espaço Cultural Correios de Porto Alegre (RS).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com um trabalho que transita entre diversas linguagens, Toes encontra na pintura o lugar onde seus interesses convergem. “Por vezes flertando com a abstração, o conjunto de trabalhos que o artista vem criando há mais de uma década é essencialmente figurativo e avança a uma nova etapa nessas pinturas de grandes dimensões que agora vem a público”, reflete Thierry Freitas, curador da exposição.

Obra de Thiago Toes – Foto: Filipe Berndt

Para exibição no prédio histórico que abriga o Espaço Cultural Correios na capital gaúcha, Toes mostra um conjunto de pinturas, desenhos, esculturas e uma intervenção inédita. Suas obras conjugam opostos, caminham entre a ficção e a autobiografia. O artista une a complexidade dos fenômenos físicos e ópticos às imagens quase banais, de máscaras, bonés e balaclavas – elementos que remetem às suas origens no graffiti.

Obra de Thiago Toes – Foto: Filipe Berndt

“Na ficção não linear que Toes cria para si por meio das pinturas, o tempo e o espaço são entendidos de maneira estendida e, como em um campo livre para experimentação, é ele, o próprio autor, que passa a aparecer na narrativa, como se fosse uma espécie de testemunha ocular da história”, finaliza o curador.

Mais de Cultura