Top

“Teatro em Trânsito” reúne apresentações cênicas gratuitas 

“Pimpão” – Foto: Fernando Solidade

Durante os finais de semana de março, os habitantes de diferentes zonas da cidade de São Paulo poderão assistir, gratuitamente, espetáculos de teatro. Fazer circular arte (e teatro) é a premissa do projeto “Teatro em Trânsito” idealizado pela CTI – Cia. Teatro da Investigação e que chega à sua segunda edição de no próximo dia 05 e vai até 24 de abril de 2022. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão, nos locais das apresentações. As informações com toda a programação, horários e locais estão em www.teatrobaile.com.

Compendio Refinaria Teatral – Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Serão 16 apresentações, em oito endereços da cidade, por oito coletivos parceiros. “Teatro em Trânsito” tem dois movimentos: a circulação dos trabalhos artísticos nas periferias da cidade de São Paulo e o intercâmbio entre grupos de teatro participantes, com sessões tanto na sede da CTI – Teatro Baile (na Vila Ré, Zona Leste) como nas sedes ou nos espaços escolhidos dos coletivos parceiros.

“Pirajussara”- Foto: Will Cavagnolli

Fazem parte do evento os espetáculos adultos: “Show do Pimpão”, da Brava Companhia; “O Ensaio Invisível”, do Coletivo de Teatro Off Off Broadway; “Mitos e Lendas Caiçara”, da Cia. O Castelo das Artes; e “Pirajussara: Vozes à margem”, do Bando Trapos.

Mais dois espetáculos infantojuvenis integram a programação: “Ladeira das Crianças”, Teatro Funk, do grupo Rosas Periféricas, e “Menina Bonita do Laço de Fita em Ritmo de Palhaçaria”, da Companhia de Teatro Flor do Asfalto, além de “Compendiado Refinaria”, com cenas de um novo trabalho da Refinaria Teatral e uma ação cênica sobre a atual pesquisa da Companhia de Teatro Heliópolis.

Compendio Refinaria Teatral – Foto: Divulgação

Os grupos escolhidos são parceiros, alguns de longa data – caso do Rosas Periféricas, da Refinaria Teatral e da Cia. de Teatro Flor do Asfalto que participaram da primeira edição da Mostra, que aconteceu em 2018. “Os outros são coletivos que estão na estrada, nas periferias de São Paulo, o que faz nossos caminhos se cruzarem. E temos um grupo de São Sebastião – Cia. O Castelo das artes, que traz a cultura tradicional caiçara – que conversa muito com o nosso Teatro-Baile”, diz Edu Brisa, um dos criadores do “Teatro em Trânsito”.

Mais de Cultura