Top

Vencedor de prêmios Tony, peça “Sweeney Todd” desembarca para temporada no Brasil

Foto: divulgação

Inspirada no livro O Colar de Pérolas”, publicado em 1846 pelos escritores britânicos Thomas Peckett Prest James Malcom Rymer, esta fábula vitoriana macabra adaptada com maestria por Stephen Sondheim chega ao Brasil em sua versão original e oficial. Seja na literatura nos cinemas ou no palco, Sweeney Todd” sempre chamou a atenção do público pelo seu humor sórdido e inteligente.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Sweeney Todd – o Cruel Barbeiro da Rua Fleet” desembarca em São Paulo com montagem de sua versão original no próximo dia 18 de março. A curta temporada acontece no 033 Rooftop do Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi. O musical é apresentado por Ministério do Turismo, tem patrocínio de Santander, Esfera, Getnete Eurofarma, e apoio RCI. A realização é de Del Claro Produções e Firma de Teatro.
O musical conta a história de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Guilherme Sant’Anna). Após 15 anos afastado da cidade ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Rodrigo Lombardi) e sedento por vingança. Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei). A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin, e ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos.
A adaptação para o país conta com direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula. A produção geral é de Adriana Del Claro. O trio é conhecido por montagens de sucesso recentes do teatro musical brasileiro como “Chaves – Um Tributo Musical” e “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”.
Além de Rodrigo Lombardi Andrezza Massei,Sweeney Todd” ainda conta com Mateus Ribeiro (Peter Pan – o musical e Chaves – Um Tributo Musical) no elenco. O ator fará o papel do garoto Tobias Ragg
Aclamado pela crítica e pelo público, o musical de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler estreou na Broadway em 1º de março de 1979. Já naquele ano, a montagem original levou oito Prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro na Broadway, incluindo os de Melhor Musical, Melhor Libreto de Musical e Melhor Trilha Sonora Original. Além disso, levou o prêmio em 11 categorias do Drama Desk Awards e recebeu certificação de Melhor Musical no Drama Critics’ Circle Award.

Diante do grande sucesso nos palcos, com montagens no mundo inteiro até hoje, a obra de Sondheim chamou a atenção do cultuado diretor de cinema Tim Burton e, em 2007, Sweeney Todd” chegou às telonas. Com Johnny Depp Helena Bonham Carter no elenco, o filme foi indicado em três categorias do Oscar e levou a estatueta de Melhor Direção de Arte. Na premiação do Globo de Ouro, o longa ganhou nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Johnny Depp), Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Helena Bonham Carter) e Melhor Diretor (Tim Burton).

Sweeney Todd no Brasil será apresentado no 033 Rooftop do Teatro Santander e contará com formato imersivo. Na plateia com mesas e cadeiras, o público poderá desfrutar de um menu variado com gastronomia feita totalmente com alimentação vegetariana. Carne será servida somente na loja da Dona Lovett. 

Mais de Cultura