Cultura

Tainá Muller e Reynaldo Gianecchini estrelam a peça “Brilho Eterno”

Share

Foto: Priscila Prade

Por Maiara Tissi

Inspirados no roteiro do filme “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, André Magalhães e Jorge Farjalla assinam o texto da peça “Brilho Eterno”, que estreia dia 25 de março, em São Paulo. Tainá Muller e Reynaldo Gianecchini levam aos palcos os papéis interpretados no cinema por Kate Winslet e Jim Carrey, como Clementine e Joel. O espetáculo tem também a presença dos atores Wilson de Santos, Renata Brás, Fábio Ventura e Tom Karabachian.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Premiado com o Oscar, o roteiro de Charlie Kaufman, no longa dirigido por Michel Gondry, é o ponto de partida para uma nova história nessa adaptação teatral. No cenário atual, a encenação de Farjalla questiona, de maneira lúdica e por muitas vezes cômica, o quanto as pessoas se mostram dispostas a viver situações de sofrimento por amor durante a vida. O papel cada vez mais essencial das relações humanas, sobretudo no mundo pós-pandemia, é o mote central de “Brilho Eterno”.

Para Gianecchini, “o espetáculo presta uma homenagem ao filme e seus fãs, mas, ao propor uma nova trama atualizada e contada de maneira leve de forma não linear – variando entre presente, passado e alucinação -, permite que cada espectador “monte seu quebra-cabeças”, encontrando outros significados a partir das próprias experiências. “Você pode até apagar um amor da mente, mas não pode apagar do coração. O brilho eterno é esse, o que não se apaga. Acredito que esta essência é a maior conexão entre a peça, o filme e o público que irá nos assistir”, resume.

A convicção de que os afetos e os valores passaram por grandes transformações desde o lançamento do filme (2004) também foi um elemento preponderante no processo de criação da peça. Tainá ressalta que alguns temas da obra original, ainda que tenham marcado o imaginário de uma geração, hoje podem ser discutidos de outra forma, especialmente a representatividade feminina. Para tanto, a peça investe em uma abordagem mais contemporânea e equilibrada entre os protagonistas. “Era preciso compreender quem são, hoje em dia, esse homem e essa mulher. Além disso, em  nossos diálogos, concordamos que a personagem feminina deveria estar em cena mais como ‘sujeito’ e menos como ‘objeto transformador’ do personagem masculino”, relata a atriz.

Foto: Priscila Prade

Farjalla acrescenta: “Joel e Clementine, personagens originais, servem como referência e espelho para Jesse (Gianecchini) e Celine (Tainá), porque ambos são fascinados pelo filme. Mas a partir daí criamos um novo texto que obviamente traz elementos e o fio condutor do original, mas com outros personagens e situações em torno dos protagonistas”. 

Por meio da história de Jesse e Celine, “Brilho Eterno” convida o público para uma pausa de reflexão sobre como nos relacionamos hoje. Dentre as questões sobre as necessidades, maneiras e intensidades dessas relações, estão perguntas como “O que nos faria repensar o conceito de ‘amor à primeira vista’?” “Em que momento percebemos que uma relação não deu certo ou mesmo procuramos entender os pontos de interesse em desencontro para salvar o essencial ao animal humano: a troca?” “O quanto as pessoas estão disponíveis a assumir esses momentos de sofrimento durante a vida?”

“Tenho refletido ultimamente sobre o quanto será importante fazer teatro desta forma, falando sobre amores e dores, com leveza e humor em certos momentos. A pandemia tem nos mostrado diariamente a importância dessas relações para o todo”, conclui o diretor. 

O espetáculo “Brilho Eterno” tem temporada prevista até 12 de junho, com sessões às sexta-feiras (21h), sábados (17h e 21h) e domingos (18h). Os ingressos já estão disponíveis em www.sympla.com.br e na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira (R. Augusta, 2.823, Cerqueira César, São Paulo).

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024