“A Banda do Villa” – Foto: divulgação/UFRJ
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Teatro Procópio Ferreira de Tatuí, em São Paulo, recebe “A Banda do Villa”, projeto de releitura de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos. Com coordenação do maestro Marcelo Jardim, a iniciativa é uma realização conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conservatório de Tatuí, integrando o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ. O evento acontece nesta quinta-feira, às 19h, e tem entrada gratuita.
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“A Banda do Villa” faz parte da pesquisa de doutorado de Marcelo Jardim, na qual arranjou e editou, para utilização em bandas e corais, partituras que o maestro Villa-Lobos escreveu originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922. “Esse estudo vem sendo desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica”, explica Jardim.
Segundo ele, Villa-Lobos acreditava que a banda era um dos mais importantes fatores de educação musical e expressão artística. “Essa tese de doutorado investiga os caminhos que o compositor trilhou para criar suas obras e o tipo de escrita direcionada à banda de música e sinfônica.”
A apresentação de A Banda do Villa terá a participação de alunos do Conservatório de Tatuí, ganhadores dos concursos de violão e piano do projeto Revisitando o Modernismo, realizado em 2021. A programação do evento inclui ainda a exibição de um documentário, com algumas das obras pesquisadas pelo maestro Marcelo Jardim.
O encerramento será com um tributo à diversidade musical da América Latina e a apresentação do álbum inédito intitulado 24 Caprichos Latino-americanos, do compositor Arthur Barbosa. A execução será de Emanuelle Baldini, violinista e maestro da Orquestra Sinfônica de Tatuí.