Top

Daniel Satti encara Marco Polo em “O Homem mais Inteligente da História”  

Daniel Satti – Foto: Bruno Matteo

O ator Daniel Satti está de volta aos palcos. Ele é o protagonista do espetáculo “O Homem Mais Inteligente da História”, em cartaz no Teatro Liberdade (SP) até 10 de abril. A peça é uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra e escritor best-seller Augusto Cury, em parceria com Cristiane Natale.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Foi uma surpresa muito grande. Fui contatado diretamente pela autora e diretora do espetáculo, Cristiane Natale, que me enviou uma mensagem por meio de rede social. Foi antes do Réveillon e eu estava prestes a viajar, já estava focado nas miniférias (rs). Conversamos por celular e ela me disse que estava com o meu perfil em mente já há alguns dias e assim realizou o convite. Fiquei extremamente feliz, reconhecido e também um pouco assustado, com o pouco tempo que teríamos de trabalho para decorar e ensaiar. Após uma conversa também com o nosso produtor Luciano Cardoso, resolvi topar e encarar o desafio”, diz o ator.

“O Homem Mais Inteligente da História” conta a trajetória do cientista Marco Polo, vivido por Satti, especialista no funcionamento da mente, quando ele é desafiado pela ONU a estudar a inteligência de Jesus, o homem mais famoso da história.

Daniel Satti – Foto: Bruno Matteo

“É um espetáculo para se aprender e refletir, e quem sabe, até mudar umas “chavesinhas” por aí. Existem algumas mensagens muito importantes, que para o público atento, fará uma enorme diferença. Uma coisa é certa, o público vai, no mínimo, agregar conhecimento. Desde quando comecei a estudar o espetáculo, eu tenho aprendido muito. Na história Marco Polo é ateu e se recusa a mergulhar de início nessa busca, alegando não discutir religião, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada. Depois de muita resistência, ele aceita o desafio. A história, além de abordar os principais aspectos da gestão da emoção, também fala sobre autocontrole, criatividade, solidariedade e amor, e ainda trata com sensibilidade temas polêmicos como depressão e violência contra a mulher. Em cada espetáculo sempre há conteúdo que nos traz luz a problemas sociais”, completa Satti.

Ele fala ainda sobre a emoção de voltar aos palcos, após esse período afastado por conta da pandemia. “É uma junção de emoção e medo, muito grande (rs). A emoção de poder pisar no palco e protagonizar um espetáculo incrível e presencial. E o medo é aquele frio na barriga e a ansiedade para que tudo dê certo e que consigamos realizar uma linda apresentação que sirva o público.”

Daniel Satti – Foto: Bruno Matteo

Sobre a preparação para o papel, Satti diz que foi “uma loucura e eles ensaiaram muito pouco”. “Foi tudo uma loucura! Mas uma loucura boa, intensa. Ensaiamos muito pouco, mas com empenho e qualidade. Muitas trocas de informações com a equipe de atores, diretora, além de pesquisas acerca do assunto que envolve as ciências e religiões no estudo da gestão da emoção. O autor Augusto Cury, que também é adaptador de seu best-seller homônimo para o teatro, com a Cristiane Natale, nos forneceu inúmeras ferramentas em textos e vídeos de suas redes sociais, que estudamos e agregamos”, finaliza.

Além de Satti o espetáculo conta com nomes como Francis Helena CoztaRenan RezendeMurilo InforsatoPriscila Dieminger e Pietro Alonso.

 

Mais de Cultura