Top

1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece de 18 a 26 de março

Filme “A Jangada de Welles” (direção Firmino Holanda e Petrus Cariry) participa da Mostra de longas-metragens convidados – Foto: Chico Albuquerque

A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 a 26 de março de 2022, no formato online. Participam da mostra competitiva regional 12 produções, sendo cinco filmes de médias-metragens e sete curtas-metragens. A programação conta ainda com outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a “Mostra de Longas” e a “Mostrinha” dirigida ao público infantil. Os filmes são exibidos de forma gratuita na plataforma Cultura em Casa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens da região, Tadeo e Tales Trigo, com objetivo de despertar a difusão de produções cinematográficas realizadas na região. A direção da mostra é de Eduardo Santana, idealizador de vários festivais.

Segundo o produtor cultural Tales Trigo, a Mostra é uma oportunidade dos moradores da região de contarem suas próprias histórias. “O público encontrará nas produções selecionadas as histórias, os saberes e a vida dos moradores da região, proporcionando essa identificação dos moradores com todo o cotidiano vivido por eles no Vale do Ribeira”, adianta.

224 filmes inscritos

Os filmes das mostras competitivas foram selecionados entre 224 inscritos, o que constata a pulsante produção audiovisual do cinema brasileiro. A região do Vale do Ribeira possui histórias incríveis e paisagens impressionantes. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade (1999).

Kátia Coelho – Foto: Divulgação

No mês da mulher, Kátia Coelho é a homenageada da mostra. Como diretora de fotografia, Kátia recebeu mais de 30 prêmios em festivais, entre eles, Festival de Brasília, Gramado, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Kodak Vision Award, em Los Angeles. Um dos filmes que Kátia atuou como diretora de fotografia, “A Via Láctea” (direção Lina Chamie), será exibido na programação da mostra de longas convidados.

“Escolhemos homenagear a Kátia Coelho pela sua trajetória nacional e internacional. Ela foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa no Brasil e teve obras premiadas nos mais importantes festivais do mundo. Tem uma relação com a região por ter participado da Oficina de Cinema em Ilha Comprida, que certamente formou alguns dos realizadores inscritos”, explica  Tadeo Trigo.

Premiação

 Os filmes vencedores da Mostra Competitiva Regional de Médias e da Mostra Competitiva Regional de Curtas serão escolhidos por júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks. Os vencedores serão divulgados na cerimônia de premiação que acontece no dia 26 de março, às 20 horas, também na plataforma Cultura em Casa.

O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de R$ 1.000, além do Troféu Papagaio-da-Cara-Roxa. A escolha do nome do troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais. Durante a cerimônia o público também poderá prestigiar quatro filmes de curtas-metragens produzidos nas oficinas durante o festival.

“O Menino e o Mundo” (direção Alê Abreu) estará na Mostrinha dedicada ao público infantil – Foto: Divulgação

Mostras Convidadas

A Mostra Convidada de Longas é uma oportunidade do público assistir seis filmes de cineastas consagrados e premiados em festivais nacionais e internacionais. A curadoria dessa mostra é de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (Fantlatam), considerado o Oscar do Cinema Fantástico.

O público também pode conferir a Mostrinha, com seis filmes convidados dedicados ao púbico infantil e que já fizeram parte de importantes festivais. Mas é importante ficar atento na programação, pois os filmes das mostras convidadas só ficam em cartaz durante 48 horas, na plataforma Cultura em Casa.

Mais de Cultura