Top

Livro investiga as origens do design brasileiro

Capa e contracapa do livro -Foto: divulgação

Reunindo doze ensaios inéditos produzidos por especialistas em design e arte, infográficos detalhados e uma extensa pesquisa iconográfica, a Editora Act lança o livro “boa forma gute form: design no brasil 1947-1968”. Organizado por Livia Debbane, com coordenação geral de Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, lança nova luz sobre as origens do design brasileiro. O evento de lançamento acontece no dia 23 de fevereiro, na livraria Gato Sem Rabo, em São Paulo, às 18h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Patrocinada pelo Constellation Asset Management e apoiada pelo Goethe-Institut, via Lei de Incentivo à Cultura, a publicação oferece ao leitor textos inéditos de importantes estudiosos e um depoimento afetivo do designer alemão Karl Heinz Bergmiller, notável personagem dessa trama. Além de uma esclarecedora linha do tempo, contextualizando artistas, designers, obras, exposições e escolas de design.

Entre os autores contemplados, estão Aleca Le Blanc, Alexandre Benoit, Ana Luiza Nobre, Chico Homem de Melo, David Oswald, Ethel Leon, Felipe Scovino, Julieta González, Malou von Muralt, Mina Warchavchik Hugerth, Pedro Luiz Pereira de Souza e Rodrigo Paiva.

Foto: divulgação

“Além de um valioso registro histórico, o livro ‘boa forma gute form’ aborda um momento seminal para a cultura brasileira, no qual as áreas criativas estavam cheias de entusiasmo por um país em construção e de esperança em um futuro promissor”, analisa Livia Debbane, idealizadora do livro e coordenadora da pesquisa, feita em conjunto com Bárbara Garcia. 

Partindo da vinda de Max Bill ao Brasil, após a retrospectiva que revelou a prática multifacetada do suíço no MASP, em 1951, o livro investiga como os contatos que o artista concreto fez no país foram importantes para a expansão e a formação da consciência do design no Brasil, junto a personalidades como Geraldo de Barros, Mary Vieira, Alexandre Wollner e Almir Mavignier. Ao mesmo tempo, o livro explora a influência da Hfg-Ulm, a Escola de Ulm, no programa didático da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), que foi inaugurada em 1963, a primeira do tipo no país.     

Com belo e minucioso projeto gráfico criado por Julio Mariutti, do Estúdio Lógos, ao lado de Ilana Tschiptschin, e lançamento internacional, em parceria com a tradicional Turner Libros, o livro “boa forma gute form” deixa claro como uma geração de designers brasileiros soube reinterpretar conceitos de escolas europeias no contexto nacional, criando um caminho próprio para o design brasileiro. Uma publicação fruto de uma extensa pesquisa que serve, a um só tempo, como inspiração para os interessados em arte e design e como verdadeiro documento para os estudiosos do tema.

Mais de Cultura