Top

Baiana System estreia documentário musical sobre ausência de Carnaval

Still de curta da Amazon Music em parceria com Baiana System – Foto: divulgação

Com um trabalho de pesquisa que encontrou registros de carnavais desde a década de 1940, o Baiana System lança nesta segunda-feira (21.02) “Manifestação: Carnaval do Invisível”. Em parceria com a Amazon Music, o documentário musical tem 23 minutos e  foi realizado nas ruas do centro antigo de Salvador, local que já foi palco de muitos carnavais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Depoimentos, imagens de arquivo e metáforas visuais são costuradas pela música, elemento central da obra, que é contada a partir de um personagem “invisível”. A corda enrolada na cabeça faz referência àquela que separa os foliões nos bloquinhos de carnaval.

Realizado pela Máquina de Louco, com produção associada da Janela do Mundo, o filme traz registros jornalísticos, pessoais e da própria banda Baiana System e seu Navio Pirata, feito por diversos fotógrafos ao longo de uma década.

Para falar sobre o carnaval e sua ausência, quatro pessoas diferentemente ligadas à data foram convidadas a dar depoimento. A antropóloga baiana Goli Guerreiro, autora dos livros “A Trama dos tambores” e “Terceira Diáspora”, traz aspectos da história dessa festa. Enquanto para debater a música, Mestre Jackson, músico e educador com passagens pelo Olodum, Apaxes do Tororó e Comanches do Pelô, Ubiratan Marques, regente e diretor da orquestra Afrosinfônica, e Mateus Rocha, cineasta e folião do Baiana System.

 

 

Mais de Cultura