Cultura

Olodum estreia single que exalta e resume o Carnaval; ouça “Siga a Música”

Share

Foto: Divulgação

Definir o que o carnaval representa na identidade brasileira é um desafio complexo. Exceto para o Olodum, grupo baiano que há mais de 40 anos marca a história da música brasileira com sua orquestra de percussão. “Conexão cultural, é sinergia ancestral, misturando toda raça e toda cor. É mais que uma diversão, é como religião”: são esses os versos que Mateus Vidal entoa para sintetizar a energia da data no novo single do conjunto, “Siga a Música“.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A faixa traz uma parceria inédita: a banda se une a marca Rider e entra de cabeça na coleção #Papetou para reverberar a essência carnavalesca. A música está disponível nas plataformas digitais desde sexta-feira (18.02).

“O carnaval é a efetivação dos valores que a brasilidade carrega, é momento de união, de alegria, e de resgate cultural. Não é à toa que essa data tem a importância que tem, ela reflete a história do país, suas lutas, e os sentimentos de felicidade e acolhimento que são partes inerentes da nossa identidade”, comenta João Jorge, presidente do grupo que tem a folia como berço. O resgate mencionado, inclusive, foi ponto de partida para esse featuring com a Rider, que juntou os territórios da música e da moda para ressaltar que “ressaltar “que o tambor é a pulsação que traz o seu Axé”, como diz a letra.

Os versos, inclusive, costuram a sonoridade da faixa que tem a vibração da percussão do Olodum como protagonista. Além de passear pela história do carnaval, a composição lírica esbanja naturalidade ao unir o universo da banda e da marca no refrão, onde o nome da coleção da Rider, #Papetou, aparece como um “grito de guerra” que sintetiza a intensidade da folia carnavalesca. O termo faz referência às papetes da marca  e incorpora na música a potência visual que os calçados têm para compor diferentes looks.

A pluralidade de manifestações foliãs que é vista Brasil afora também encontra o caminho do single do grupo, que, além da Rider, já colaborou com nomes como Michael Jackson, Jimmy Cliff e Paul Simon. Somado ao samba-reggae, ritmo criado e popularizado pelo Olodum, os tradicionais frevo e maracatu pernambucanos são exaltados na canção — que ainda destrincha as misturas de instrumentos experimentadas no carnaval, quando vocaliza que “é tamborim com agogô, juntou guitarra com tambor, o meu pandeiro chacoalhou. Misturou, misturou”.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024