Top

Mostra plural de cinema LGBTQIA+ no Sesc Digital apresenta curtas-metragens inéditos

Curta-metragem “Balada” é um dos que está em cartaz na mostra plural LGBT+ no Sesc Digital – Foto: Divulgação

De 18 de fevereiro a 20 de março de 2022, o Sesc São Paulo e British Council realizam a Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+, com seleção de 10 curtas-metragens do Reino Unido, que apresentam narrativas plurais, próprias de sociedades democráticas, constituídas por múltiplas formas de existência. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente, por todo período da mostra, na plataforma Sesc Digital.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A Mostra Plural faz a diversidade sexual e de gênero emergir como lupa para a percepção de impasses de diferentes naturezas, como xenofobia, racismo, transfobia, homofobia, não-aceitação familiar etc. A programação traz obras que descrevem uma jornada pelo Reino Unido: de alastramentos urbanos a paisagens rurais, de coberturas luxuosas a conjuntos habitacionais deteriorados, de igrejas a boates e da opressão e vergonha à libertação, celebração e aceitação. Embora essa jornada não seja fácil, os filmes celebram o longo caminho percorrido, a distância que ainda temos adiante e a importância da liberdade, da inclusão e da garantia de direitos para pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.

Entre os destaques estão as ficções “Anêmona”, de Amrou Al-Kadhi, “Balada”, de Amelia Hashemi, e “Em Nenhum Lugar”, de Christopher Manning, coproduzido pelo Reino Unido e pela Palestina. Já os curtas-metragens documentais são “Linha Direta”, de Matt Houghton, “Os Homens que Falam Gayle”, de Andrew Brukman, coprodução de Reino Unido e África do Sul, e “Deixe Meu Corpo Falar”, de Madonna Adib, coproduzido por Reino Unido e Síria. Para assistir, acesse o site oficial do evento.

Mais de Cultura