Top

Grátis: atores encenam épico contemporâneo sobre o colapso ambiental

Virginia Cavendish, Paloma Bernardi e Bruna Guerin – Foto: Priscila Prade

O Sesi-SP estreia sua temporada de produções inéditas 2022, com “Terremotos” (“Earthquakes in London”, no original), épico contemporâneo de um dos dramaturgos mais cultuados do momento, o inglês Mike Bartlett, cujos textos investigam o caos da modernidade e as relações humanas, com diálogos repletos de ironia, crítica social e humor ácido.

A encenação é de Marco Antônio Pâmio, diretor com atuação expressiva no cenário teatral brasileiro. A estreia acontece no dia 05 de março, para o público, e tem pré-estreia para convidados no dia 03.

Para realizar a reserva gratuita de ingressos, é só acessar o Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos). Os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo respeitados. Além de medição de temperatura, há dispensers para álcool em gel e é obrigatório o uso de máscara. O certificado de vacinação contra a Covid-19 é obrigatório para a entrada no Centro Cultural Fiesp (CCF). Todas as pessoas a partir de 12 anos devem mostrar o comprovante com as doses atualizadas e um documento oficial de identidade com foto.

Virginia Cavendish, Paloma Bernardi e Bruna Guerin – Foto: Priscila Prade

Com uma estrutura que lembra óperas e musicais, 30 atores estão no palco, entre eles as protagonistas Bruna Guerin (Yasmin), Paloma Bernardi (Maya) e Virginia Cavendish (Sara), irmãs na saga familiar construída por Bartlett. Luiz Guilherme, Fernando Pavão e Giovani Tozi interpretam, respectivamente, Rubens Kramer (o pai), Claudio (marido de Sara) e Estevão (marido de Maya).

O elenco conta também com nomes expoentes do cenário teatral paulista, como os recém-premiados Martha Meola e Iuri Saraiva, em uma trama cheia de cenas em planos simultâneos, que se entrelaçam e se sobrepõem em ritmo ágil e intenso. O espetáculo tem coreografia e direção de movimento de Marco Aurélio Nunes (que assina a tradução e a adaptação com Pâmio), cenografia de Duda Arruk,  figurino de Fábio Namatame, design de som de Gregory Slivar, design de luz de  Wagner Antônio e videografismo e mapping de André Grynwask e Pri Argoud.

Na adaptação, optou-se apenas pelo título “Terremotos”, não localizando as ações em um local especifico, mas tornando possível que elas aconteçam em qualquer metrópole no mundo.

Idealizado por Pâmio em parceria com o ator e produtor Tozi, que apresentou o projeto ao Sesi e assumiu a frente da produção, o espetáculo estrearia em 2020, mas como todas as demais produções teatrais, sofreu os impactos da pandemia. A dramaturgia de Bartlett conta a história de três irmãs, costuradas como retalhos de uma grande colcha que alerta para um assunto urgente: o colapso ambiental.

A peça destaca a saga individual de uma mulher grávida em crise sobre o destino de seu bebê neste mundo caótico e hostil. Um grandioso espetáculo poético e apocalíptico sobre a forma inescrupulosa que o ser humano vem agindo com o planeta. Entre os temas abordados estão, ainda, emissão desenfreada de carbono na atmosfera e corrupção.

“Terremotos”
Teatro do Sesi-SP – Avenida Paulista, 1.313, Bela Vista, SP.

Mais de Cultura